Campo Olímpico de Golfe será Centro de Treinamento da CBG

O Campo Olímpico de Golfe (COG), do Rio de Janeiro, será o novo Centro de Treinamento da Confederação Brasileira de Golfe (CBG).

Desenhado pelo americano Gil Hanse, o Campo Olímpico de Golfe (COG), no Rio de Janeiro, sediou o retorno do golfe aos Jogos Olímpicos, em 2016. Foi também a sede das duas mais recentes edições do Aberto do Brasil, a principal competição do golfe profissional brasileiro, que é etapa do PGA TOUR Latinoamérica. Agora, o local será o será o novo Centro de Treinamento da Confederação Brasileira de Golfe (CBG). O convênio entre a entidade e o campo será assinado nesta sexta-feira (23), no Rio.

O COG receberá em comodato da CBG dois equipamentos adquiridos pela entidade em convênio com o Ministério do Esporte: o Flightscope X2, que analisa o voo da bola e o swing, e o Sam PuttLab, que analisa o putting (tacada para embocar a bola).

O Flightscope tem como base um radar 3D que informa direção, trajetória e altura da bola, por exemplo, além de ângulos horizontais e verticais de lançamento, nível de compressão da bola durante o impacto, spin, rolagem, tempo de voo e distância. Também detecta o comportamento do taco, como velocidade da cabeça, aceleração e ângulos de ataque.

Já o Sam PuttLab é baseado em mensurações por ultrassom. O nível de detalhamento é tão bom a ponto de fornecer 28 parâmetros envolvendo o stroke de putter, como duração do movimento, rotação, tempo de impacto, direção e percentual de consistência, além de mostrar o ponto do taco que encostou na bola.

Os golfistas de Alto Rendimento indicados pela CBG poderão treinar no Campo Olímpico de Golfe, mediante agendamento prévio. O COG também receberá da CBG um kit de soft golf do programa Golfe para a Vida, para o ensino de crianças e adolescentes de forma lúdica.

O COG se soma aos outros Centros de Treinamento já estabelecidos, que são o Belém Novo Golf Club, no Rio Grande do Sul, o Alphaville Graciosa Clube, no Paraná, e o São Fernando Golf Club, de São Paulo – os dois últimos sediaram recentemente treinamentos conduzidos pelo coach nacional da CBG, Luiz Felipe Miyamura, e pela preparadora física da entidade, Africa Alarcon.

“O novo centro de treinamento ajudará a CBG em seu objetivo de melhorar o nível técnico dos golfistas brasileiros, e é mais uma ação de legado olímpico”, disse Euclides Gusi, presidente da CBG.

Marina Balbino

Mais em​ Golfe

Brasileira que lidera ranking nacional tenta classificação no principal torneio de golfe feminino dos EUA
Golfistas venceram 41ª edição do torneio realizado na capital federal. Evento deste ano distribuiu pontos válidos para os rankings nacional e mundial
Únicos representantes brasileiros nas últimas voltas do Brazil Open de golfe, Fred Biondi e Rafael Becker terminaram entre os 60 primeiros
Rafael Becker, em 16º, e Fred Biondi, em 54º, foram os dois brasileiros que avançaram para o Round 3 do Aberto do Brasil de golfe