Brasil é campeão sul-americano sênior de golfe no Chile

O Brasil foi campeão por equipes do 38º Campeonato Sul-Americano de Golfe Sênior, disputado de terça a sexta-feira, 25 a 28 de outubro, em três campos de Santiago no Chile. Roberto Gomez foi ainda campeão geral scratch, com 233 (72/75/76) tacadas, e Marcelo Stallone foi vice-campeão, com 225 (76/75/74).

Participaram da competição 44 golfistas da Associação Brasileira de Golfe Sênior (ABGS), que representou o Brasil em Santiago.

A equipe principal do Brasil teve ainda Carlos Cândido (81/76/80) e Ruy Reinert (89/93/92), que não chegaram a pontuar para o time. Gomez e Stallone fizeram também dobradinha na categoria de 55 a 59 anos scratch e entre os de handicap até 5. Cândido e Stallone dividiram o primeiro lugar no net e Cândido foi o primeiro na categoria com handicap índex de 7 a 13. Eles jogaram no campo do Los Leones, reservado para os seniores com handicap até 13.

No Prince of Wales Country Club, onde jogaram os de handicap intermediário (14 a 22), nas classificações scratch, Ricardo Sánchez foi vice-campeão de 55 a 59 anos; Sumio Ono foi terceiro na 65 a 69; e Nivaldo Gerais venceu e Wataru Hibino ficou em terceiro na 70 a 74 anos. No net, Nivaldo Gerais foi vice-campeão de 55 a 59 anos; Ono terceiro na 65 a 69 anos; e Nivaldo e Hibino novamente primeiro e terceiro, na sua faixa etária. Ainda nesse campo, o Brasil foi vice-campeão da Copa Brasil com a equipe formada por Claudio Kiryla, presidente da ABGS, José Marum, José Rodrigues e Nivaldo. Na Copa Manuel Délano Ramos, o Brasil ficou em terceiro com Celso Teixeira, Lauvir Barboza, Belmiro Rabaiolli e Mauro Ávila. Na subcategoria de handicap de 18 a 22, Nivaldo foi o campeão e Belmiro o terceiro colocado.

No campo do Sport Frances Club de Golfe, onde jogaram os de handicaps mais altos (23 a 32), nas classificações scratch, Ramón Santos foi vice na 55 a 59 anos; Takehiko Kojima terceiro na 70 a 74 anos; e Satoshi Kurita terceiro na 75 anos ou mais. No net, Walter Taurisano foi terceiro no geral; Ramón Santos terceiro na 55 a 59 anos; e Taurisano mais uma vez terceiro, na 75 anos ou mais. Nesse clube, o Brasil foi ainda terceiro na Copa Uruguai, jogando com Synval Moraes, Taurisano, Ramón e João Guimarães. Entre os de handicap 23 a 27, Kojima foi terceiro colocado.

Fernando Gavini
Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em​ Golfe

Brasileira que lidera ranking nacional tenta classificação no principal torneio de golfe feminino dos EUA
Golfistas venceram 41ª edição do torneio realizado na capital federal. Evento deste ano distribuiu pontos válidos para os rankings nacional e mundial
Únicos representantes brasileiros nas últimas voltas do Brazil Open de golfe, Fred Biondi e Rafael Becker terminaram entre os 60 primeiros
Rafael Becker, em 16º, e Fred Biondi, em 54º, foram os dois brasileiros que avançaram para o Round 3 do Aberto do Brasil de golfe