Brasil enfrenta duplas de 6 países na 10ª Taça Mario Gonzalez

O gaúcho Herik Machado e o paulista Pedro Nagayama defenderão o Brasil a partir da próxima quinta-feira (dia 6) na 10ª Taça Mario Gonzalez, campeonato entre duplas que acontecerá em paralelo à disputa do 87º Campeonato Amador de Golfe do Brasil. O torneio acontece no Clube Curitibano, em Quatro Barras, no Paraná, com organização da Confederação Brasileira de Golfe.

Os brasileiros enfrentarão duplas da Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai e Uruguai. O Brasil tenta manter o posto de maior vencedor da disputa, com quatro títulos (2009, 2012, 2013 e 2015) nas nove primeiras edições, contra três da Argentina (2010, 2014 e 2016) e dois do Chile (2008 e 2011).

O time do Brasil é bastante competitivo. Herik, do Belém Novo Golf Club, é o número 1 do Brasil, e Nagayama, o segundo colocado. No ano passado, entre outros títulos, Herik foi o campeão do Amador da Argentina, numa disputa acirrada contra o argentino Andres Schonbaum, que formará dupla este ano no Brasil com Andres Gallegos. Foi a primeira vitória de um brasileiro no campeonato do país vizinho desde 1944.

Herik é também o brasileiro melhor posicionado no ranking mundial amador de golfe (WAGR, na sigla em inglês), em 163º lugar – no ano passado, quando foi 5º colocado no Amador do Brasil, era 300º do mundo. Apenas o chileno Gabriel Morgan Bike, 91º do mundo, está à frente de Herik no ranking mundial na competição no Paraná.

O nome da taça faz uma homenagem a Mario Gonzalez, um dos maiores golfistas de todos os tempos, que já venceu nove edições do Amador do Brasil e oito vezes o Aberto do Brasil.

Júlia Belas
Jornalista baiana, soteropolitana, faconiana. Mestrado em jornalismo esportivo pela St. Mary’s University, do Reino Unido. Bolsista Chevening 2015/2016.

Mais em​ Golfe

Brasileira que lidera ranking nacional tenta classificação no principal torneio de golfe feminino dos EUA
Golfistas venceram 41ª edição do torneio realizado na capital federal. Evento deste ano distribuiu pontos válidos para os rankings nacional e mundial
Únicos representantes brasileiros nas últimas voltas do Brazil Open de golfe, Fred Biondi e Rafael Becker terminaram entre os 60 primeiros
Rafael Becker, em 16º, e Fred Biondi, em 54º, foram os dois brasileiros que avançaram para o Round 3 do Aberto do Brasil de golfe