Sul-coreano Jinbo Ha sai na liderança do Faldo Series

O sul-coreano Jinbo Ha, que vive em São Paulo, jogou uma rodada de 67 tacadas nesta sexta-feira para liderar o Faldo Series South America Championship, a final sul-americana do Faldo Series, circuito juvenil mundial criado pelo campeão britânico Sir Nick Faldo. O evento acontece no Alphaville Graciosa Clube, em Pinhais (PR), com organização da Confederação Brasileira de Golfe (CBG) e do clube.

“Não acho o campo difícil, e ele estava mais fácil hoje”, disse Jinbo, referindo-se ao dia sem ventos fortes. Em julho do ano passado, foi nesse mesmo campo que ele derrotou o gaúcho Rohan Boettcher no playoff para vencer o Brasileiro Juvenil.

A disputa promete ser intensa nos próximos dias – já a partir deste sábado, quando acontece a terceira rodada. Dois competidores de peso estão uma tacada atrás do sul-coreano: o gaúcho Herik Machado, número 1 do Brasil, e o paranaense Ulisses Toledo Junior, ambos com 68 tacadas.

Dois golfistas recém-chegados à categoria juvenil dividem a 4ª colocação da categoria geral: Thomas Choi (SP) e Andrey Xavier (RS), com 70 tacadas. Ambos já foram campeões brasileiros pré-juvenis no mesmo local da disputa do Faldo, o Alphaville Graciosa Clube – Thomas em 2015, e Andrey em 2016.

“Ainda tem muito jogo pela frente”, disse Herik, que pela manhã, antes do jogo, passou por uma avaliação completa com o treinador nacional da CBG, Luiz Felipe Miyamura, utilizando os equipamentos de alta tecnologia adquiridos pela entidade em convênio com o Ministério do Esporte. A CBG está deixando os aparelhos à disposição dos atletas durante toda a competição. “É muito importante que os golfistas passem pelas análises, pois depois terão uma boa base de dados para comparar sua evolução no futuro”, disse Miyamura.

Demais categorias – Estão em disputa diversas categorias divididas por idade. O campeão de cada uma delas ganha o direito de disputar a final mundial da Faldo Series, em local ainda a ser anunciado. Na categoria de 19-21 anos masculina, Jinbo, Toledo Junior e Herik repetem as mesmas posições da categoria geral.

Entre os competidores de 17-18 anos, a liderança está com o gaúcho Gabriel Velasco, com 71, seguido por Lucas Park (SP), com 72, e Daniel Celestino (PR), com 74. Choi e Andrey lideram a categoria de 14-16, seguidos por três competidores com 73 tacadas: Sebastian Thrane (SP), Guilherme Grinberg (SP) e João Vitor Toledo (DF).

No feminino, Lauren Grinberg (SP), atual campeã brasileira juvenil, saiu na frente com 75, seguida por Laura Caetano (DF), com 76, e Luiza Caetano (DF), com 79. Ana Beatriz Cordeiro (PR), campeã brasileira pré-juvenil no ano passado, está na frente entre as golfistas de 14-16 anos, com 76 tacadas. Beatriz Junqueira (RF)

Mini Faldo – Acontece também no Alphaville a disputa do Mini Faldo Series 2017, um incentivo aos jovens golfistas a participar de um evento de peso. Renato da Silva Filho (PR) começou na frente na categoria 12-13 anos, com 76 tacadas, seguido por Gabriel Gallego (PR), com 78, e Marcos Park (SP), com 80. Pedro Miyata jogou 86 para liderar a de até 11 anos, com Lucas Medeiros (SP) em segundo, com 89, e Aaron Reginato (Venezuela), com 92. Meilin Hoshino está na frente no Mini Faldo feminino, de até 13 anos, com 97,seguida por Luiza Rudy, com 114.

Medalhas em jogo – Além da chance de representar o Brasil na final mundial do circuito criado pelo golfista campeão Sir Nick Faldo, os campeões de todas as categorias receberão também um prêmio inédito no golfe brasileiro: medalhas do programa Gols pela Vida, do Hospital Pequeno Príncipe, de Curitiba (PR). O programa de responsabilidade social criado pelo Complexo Pequeno Príncipe produziu 1.283 medalhas exclusivas em ouro, prata e bronze, uma para cada gol que o Rei Pelé fez na carreira. Cada campeão da Faldo Series e do Mini Faldo receberá uma medalha única e exclusiva.

Entrada gratuita – A entrada para o público que quiser acompanhar ao vivo a disputa do Faldo Series South America Championship é gratuita, mediante cadastro prévio. Os interessados em comparecer ao clube devem enviar um email para marketing@clubealphaville.com.br com o nome completo, número de documento de identidade, e dias que assistirá o evento. O acesso será liberado na portaria, mediante apresentação do documento previamente informado no email.

Fernando Gavini
Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em​ Golfe

Brasileira que lidera ranking nacional tenta classificação no principal torneio de golfe feminino dos EUA
Golfistas venceram 41ª edição do torneio realizado na capital federal. Evento deste ano distribuiu pontos válidos para os rankings nacional e mundial
Únicos representantes brasileiros nas últimas voltas do Brazil Open de golfe, Fred Biondi e Rafael Becker terminaram entre os 60 primeiros
Rafael Becker, em 16º, e Fred Biondi, em 54º, foram os dois brasileiros que avançaram para o Round 3 do Aberto do Brasil de golfe