Os atuais campões do Regional Nordeste de Goalball abriram com vitórias a edição 2025 do campeonato. No feminino, a Associação de Deficientes Visuais do Rio Grande do Norte (Adevirn) e, no masculino, a Associação Paraibana de Cegos (Apace) derrotaram nesta segunda-feira (7) os respectivos naipes do Instituto de Cegos Antônio Pessoa de Queiroz (IAPQ).
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY
A Adevirn feminina venceu com tranquilidade o ICPQ. Nem precisou do jogo todo, porque fez 12 a 2 e ganhou pelo chamado “game”, quando a partida é encerrada porque um time abre dez gols de diferença. A argentina Mariela Almada, com sete gols, foi o destaque. Já a equipe masculina da Apace derrotou o IAPQ por 11 a 7. O ala Thyago Alves, com nove gols, foi o nome do duelo. Vale lembrar que a Apace venceu 11 das 12 edições do torneio, sendo dez títulos consecutivos.
Pelo Brasil
O Regional Nordeste de Goalball começou nesta segunda e vai até sábado (12). Os jogos estão sendo realizados no Ginásio Jorge Tavares de Morais, em Parnamirim, na Região Metropolitana de Natal, no Rio Grande do Norte. Conta com a participação de 143 atletas e abre o calendário de regionais da modalidade organizados pela Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV). São 26 equipes, 16 na chave masculina e dez na feminina, representando Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Sergipe e Rio Grande do Norte.
Outros quatro regionais estão previstos para essa temporada. Em São José dos Campos (SP), Porto Alegre (RS), Cuiabá (MT) e Vitória (ES). Todos dão uma vaga no feminino e uma no masculino no Campeonato Brasileiro Série B aos times melhores colocados e que já não estejam previamente classificados para alguma das duas divisões nacionais. Entre as mulheres, Adevirn, Instituto de Educação e Reabilitação de Cegos do Rio Grande do Norte (IERC) e Instituto de Cegos da Bahia (ICB Vitória) já são da Série A. Do lado dos homens, a Apace integra a elite.