Brasil estreia com uma vitória e uma derrota na Malmö Cup

A seleção Brasileira de goalball feminina perdeu para o Canadá por 4 a 2, e venceu da Ucrânia por 10 a 0 nos primeiros jogos da Malmö Cup

A Seleção Brasileira feminina de goalball estreou, nesta sexta-feira (24), na Malmö Cup. O Brasil fez dois jogos pelo Grupo B, na primeira partida perdeu contra o Canadá por 4 a 2. Em seguida, vitória diante da Ucrânia com direito a goleada por 10 a 0. O tradicional torneio segue em disputa até este domingo (26).

Nas duas partidas, a Seleção começou com Gaby de pivô e Dani Longhini e Moniza nas alas. Mas rodou o elenco todo, com as entradas de Jéssica, Kátia e Geovanna. Diante das canadenses, as meninas desperdiçaram algumas penalidades e acabaram perdendo pelo mesmo placar da semifinal do Parapan de Santiago 2023, no Chile: 4 a 2. Jéssica fez os dois gols brasileiros. Depois, contra as ucranianas, a equipe praticamente não cometeu erros e fechou o “game” de 10 a 0 com três gols de Dani, três de Jéssica, dois de Moniza, um de Kátia e um de Gaby.

“Achei um bom jogo, foi importante a vitória para nossa continuidade na competição. Fiquei feliz com a melhora dos nossos arremessos e com o sistema defensivo do time”, disse a ala Dani Longhini, na entrevista para a transmissão oficial do evento.

O Brasil integra o Grupo B, ao lado de Canadá, China, Ucrânia e Suécia. Cada país fará dois confrontos por dia. Assim, as duas melhores equipes de cada chave se cruzam nas semifinais. Por fim, o segundo adversário da Seleção Brasileira de goalball na sexta-feira será a Ucrânia.

Com os resultados de hoje, a Seleção Brasileira ocupa, momentaneamente, a segunda colocação do Grupo B. No entanto, vale destacar que o Canadá e a Suécia estão com um jogo a menos. A líder da chave é a China, que venceu seus dois confrontos do dia. 

A competição

A Malmö Cup acontece desde o ano de 2000, mas a partir de 2022 voltou a acontecer apenas na categoria feminina. O Brasil ganhou as edições de 2019 e 2018 com os homens, mas jamais conquistou o título com as mulheres, que foram prata em 2019. Nas duas últimas edições, elas ficaram com o bronze. Além disso, vale lembrar que a Seleção feminina de goalball conseguiu uma das oito vagas para os Jogos de Paris via convite da Federação Internacional, em fevereiro.

A atual edição conta com dez equipes, sendo sete participantes dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024: Turquia (atual campeã mundial e bicampeã paralímpica), Coreia do Sul (vice-campeã do mundo), Canadá (campeã das Américas), China (campeã da Ásia/Pacífico), Japão (segundo colocado dos Jogos Mundiais da IBSA), Brasil (terceiro colocado dos Jogos Mundiais da IBSA) e França (país-sede da Paralimpíada). Por fim, as seleções de goalball da Grécia, Ucrânia e um combinado representando a Suécia completam o torneio.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Fabrizio Giachero
Paulista em terras mineiras. Jornalista pela Universidade Federal de Minas Gerais. Apaixonado por esportes.

Mais em​ Paralimpíada Todo DiaGoalball

Vitor Tavares segue embalado em 2025 e estreou vencendo com facilidade o alemão Dalya Seleman no Internacional do Bahrein. Já Vinícius Costa e João Gabriel Carbajal perderam nesta quarta-feira (14)
No segundo dia do Mundial de judô paralímpico, o Brasil faturou quatro medalhas de ouro, quatro de prata e uma de bronze
A atleta Cátia Oliveira conquistou o título da competição na Eslovênia. Três brasileiras participaram de finais nesta quarta-feira (14) no Elite de Lasko de Tênis de Mesa Paralímpico e ela foi a única que ganhou o ouro
Após um primeiro jogo memorável, a ACEP/ICCE conquistou sua segunda vitória no Regional Nordeste de Futebol de Cegos