Maria Alexandre e Jojo abrem temporada da GR brasileira

Maria Alexandre e Geovanna Santos abrem temporada na Copa do Mundo de ginástica rítmica em Sófia na Bulgária

A temporada mais especial da história da ginástica rítmica brasileira começa nesta sexta-feira (4). Neste ano, pela primeira vez o Brasil irá sediar o Campeonato Mundial da modalidade, que acontece em agosto no Rio de Janeiro. Para chegarem na competição na melhor forma possível, as ginastas brasileiras iniciam os trabalhos com a Copa do Mundo de Sófia. Maria Eduarda Alexandre e Geovanna Santos, a Jojô, irão abrir o ano para a GR brasileira na capital da Bulgária.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOKFACEBOOK E BLUESKY

As duas atletas já estão em Sófia e fazem os últimos ajustes ao lado de suas técnicas. Uma das principais promessas do Brasil na ginástica rítmica, Maria Eduarda Alexandre quer aproveitar a oportunidade de competir em um país que é referência na modalidade para evoluir.

“A Bulgária é uma referência na Ginástica Rítmica, com várias campeãs mundiais e olímpicas. Estar aqui sempre representa uma oportunidade valiosa de desenvolvimento profissional. Antes da Copa do Mundo, tivemos a chance de estagiar com Maryana Pamukova, treinadora da medalhista olímpica Boryana Kaleyn, o que torna a experiência ainda mais enriquecedora. Competir em um lugar com esse legado é, sem dúvida, inspirador e motivador. A torcida local é apaixonada pela ginástica, criando um ambiente vibrante e emocionante durante as competições. Para nós, não é apenas uma competição; é uma oportunidade de nos conectarmos com a tradição da modalidade e aprender com grandes talentos que fazem parte dessa história”, afirma Solange Paludo, treinadora de Maria Alexandre.

Foco no Mundial

Para as treinadoras das duas atletas, a Copa do Mundo de Sófia serve principalmente para tirar os nervos do início da temporada, que tem como foco principal o Mundial no Rio. Além, é claro, de já fazer boas exibições para um painel internacional de juízes. “Estamos começando as competições do ano. Nosso foco, é claro, é o Mundial no Rio. Nosso objetivo nessa etapa é fazer uma boa competição e não perder os aparelhos, para que a arbitragem possa entender a ideia-guia das séries da Jojô”, disse Gizela Batistas, treinadora da atleta olímpica.

A competição em Sófia começa nesta sexta-feira (4) com a qualificação do arco e das bolas. No sábado (5), as ginastas competem nas maças e na fita, além de terem definidas suas colocações no individual geral. No domingo (6), a Copa do Mundo de Sófia fecha com as finais por aparelho.

Gabriel Gentile
Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em​ Ginástica Rítmica

Com a maior nota do ciclo entre todos os países, o conjunto brasileiro finaliza sua participação em Portugal com mais dois ouros
Ao som de "Evidências", Seleção Brasileira conquistou sua primeira medalha dourada no conjunto geral na história da Copa do Mundo
Em sua primeira participação do ano, Barbara Domingos encerrou sua campanha na 9ª colocação do individual geral na etapa de Portimão
Conjunto do Brasil abre temporada com boa apresentação nas cinco fitas e segunda melhor nota do ano na prova simples