Brasil fecha Pan-Americano da Guatemala com cinco ouros

Com 12 pódios, Brasil encerra Pan-Americano de ginástica rítmica com 5 ouros, 5 pratas e 2 bronzes; Babi e Maria levam dois títulos cada

O Brasil brilhou no Campeonato Pan-Americano de ginástica rítmica, na Guatemala, e conquistou 12 medalhas nas disputas adultas da competição. Foram 5 ouros, 5 pratas e 2 bronzes. Depois de três pódios na véspera, o país medalhou com o conjunto, com Babi Domingos, Geovanna Santos e Maria Eduarda Alexandre neste domingo (09), nas finais por aparelhos. Babi foi o grande destaque, fechando o evento com quatro medalhas, sendo dois ouros e duas pratas, seguida de perto da compatriota Maria, que levou dois títulos e dois bronzes. Já no conjunto, foi um título por aparelhos, com ouro na prova de 5 arcos, além da prata na prova mista.

Brasileiras dominam na final de arco e fita

A primeira final do dia foi a do arco e já teve dobradinha Babi Domingos levou o ouro marcando 34.300, enquanto Geovanna Santos faturou a prata marcando 33.100. As brasileiras melhoraram seus desempenhos em relação à qualificatória, quando marcaram 33.700 e 32.500, respectivamente. A estadunidense Megan Chu completou o pódio, com 32.950.

Em seguida, foi a final da bola. Maria Eduarda Alexandre fez uma grandiosa apresentação e marcou 34.550 para conquistar o ouro com mais de um ponto de vantagem sobre a estadunidense Rin Keys, prata com 33.400. Megan Chu voltou a figurar o bronze, agora com 33.000. Babi Domingos um pequeno erro em sua série e acabou marcando 31.800, na quarta colocação.

Depois, Babi e Maria Eduarda Alexandre competiram na final das maças e da fita. Nas maças, elas fizeram dobradinha de prata e bronze. Babi marcou 32.800 e faturou a prata, enquanto Maria anotou 31.300 e foi bronze, mesmo com algumas imprecisões. Já na fita, com notas de ambas botou o Brasil no topo do pódio com nova dobradinha. Primeiro, Babi apresentou série com Bad Romance de Lady Gaga, marcando 32.400. Depois, Maria Alexandre foi praticamente perfeita, fez 33.150 e levou o ouro. A rival que chegou mais perto das brasileiras foi a mexicana Marina Malpica com 31.250.

Babi encerra sua participação no Pan com quatro medalhas, sendo dois ouros e duas prata, já que ela havia faturado o título do individual geral no dia anterior. Maria Eduarda, que foi bronze no geral, também sai da Guatemala com quatro pódios, com dois ouros e dois bronzes, enquanto Geovanna Santos, a Jojo, se despede com uma prata no arco.

Conjunto leva título na prova simples

Conjunto do Brasil no pódio do Pan-Americano de ginástica rítmica cinco arcos
(Foto: UPAG)

Vice-campeão na disputa geral do Pan, o conjunto brasileiro brilhou neste domingo e faturou os dois pódios em disputa. E com um verdadeiro show na prova simples. O quinteto formado por Sofia Madeira, Nicole Pircio, Deborah Medrado, Duda Arakaki e Victória Borges anotou 37.200 nos cinco arcos, a maior nota do país nesta série no ciclo olímpico, para levar a medalha de ouro. A prata foi para o México, com 35.250, enquanto o bronze ficou com o Chile (24.000).

Já na série mista (três fitas e duas maças), o Brasil seguiu em bom momento da temporada. O grupo fez 32.400 em apresentação com muitas referências a brasilidade, mas poucas falhas de execução, e conquistou a medalha de prata. O ouro foi para o México, com 33.050, enquanto a Argentina fechou o pódio com 23.700.

Wesley Felix
Paulistano de 23 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri a Universíade de Chengdu, o Pan de Santiago-2023, a Olimpíada de Paris-2024 e a Paralimpíada de Paris-2024.

Mais em​ Ginástica Rítmica

Com a maior nota do ciclo entre todos os países, o conjunto brasileiro finaliza sua participação em Portugal com mais dois ouros
Ao som de "Evidências", Seleção Brasileira conquistou sua primeira medalha dourada no conjunto geral na história da Copa do Mundo
Em sua primeira participação do ano, Barbara Domingos encerrou sua campanha na 9ª colocação do individual geral na etapa de Portimão
Conjunto do Brasil abre temporada com boa apresentação nas cinco fitas e segunda melhor nota do ano na prova simples