Brasil faz 3ª maior nota nos cinco arcos e avança à final em Sofia

Conjunto faz terceira maior nota do quali e avança à final dos cinco arcos na Copa do Mundo de Sofia

O Brasil se classificou para a final dos cinco arcos na Copa do Mundo de Sofia de ginástica rítmica, na Bulgária, nesta sexta-feira (12). O conjunto formado por Duda Arakaki, Nicole Pircio, Victória Borges, Déborah Merado e Sofia Madeira marcou 35.850 pela bela apresentação e ficou em terceiro lugar na qualificatória, atrás somente de Israel e da Itália. A briga por medalhas acontecerá no domingo.

Mesmo sem contar com a presença da titular Bárbara Galvão, que sofreu uma lesão e não viajou com a equipe para a Bulgária, o conjunto brasileiro mostrou um bom desempenho na qualificatória. O time verde-amarelo fez uma série limpa ao som de “I Wanna Dance With Somebody”, de Whitney Houston, e recebeu 35.850 de pontuação, sendo 20.100 de dificuldade, 8.150 de artístico e 7.500 de execução.

Com a nota, o Brasil ficou em terceiro lugar no quali, atrás de Israel, que liderou com 38.150, e da Itália, segunda colocada com 37.050. Um total de 15 conjuntos participaram da disputa, mas somente os oito primeiros colocados avançaram à final. Além desse top-3, França, Espanha, México, Bulgária e Ucrânia passaram para a decisão, que ocorrerá no domingo (14), às 07h55 (horário de Brasília).

Vale destacar que o conjunto brasileiro foi quarto colocado na disputa dos cinco arcos no Mundial de ginástica rítmica do ano passado. A equipe já está classificada para os Jogos Olímpicos de Paris-2024. As brasileiras voltarão a competir na Copa do Mundo de Sofia neste sábado (13), na qualificatória da série mista (três fitas e duas bolas).

Maria Eduarda Alexandre na final da bola

O Brasil também conta com a participação de Maria Eduarda Alexandre e Barbara Domingos nas disputas individuais da Copa do Mundo de Sofia. As duas já entraram em ação nesta sexta-feira, com destaque para Maria. A atleta de 16 anos teve a oitava maior nota da qualificatória da bola e se classificou para a final do aparelho.

Wesley Felix
Paulistano de 23 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri a Universíade de Chengdu, o Pan de Santiago-2023, a Olimpíada de Paris-2024 e a Paralimpíada de Paris-2024.

Mais em​ Ginástica Rítmica

Com a maior nota do ciclo entre todos os países, o conjunto brasileiro finaliza sua participação em Portugal com mais dois ouros
Ao som de "Evidências", Seleção Brasileira conquistou sua primeira medalha dourada no conjunto geral na história da Copa do Mundo
Em sua primeira participação do ano, Barbara Domingos encerrou sua campanha na 9ª colocação do individual geral na etapa de Portimão
Conjunto do Brasil abre temporada com boa apresentação nas cinco fitas e segunda melhor nota do ano na prova simples