Conjunto brilha e vai à final das cinco bolas na Copa do Mundo de Baku

Conjunto apresentou nova série nas cinco bolas e terminou em oitavo na Copa do Mundo. Natália e Babi ficaram fora das finais

Nesta sexta-feira (7), começou a etapa de Baku, no Azerbaijão, da Copa do Mundo de ginástica rítmica. O Brasil foi em peso para a competição e o grande destaque foi o conjunto brasileiro, que se classificou para a final das cinco bolas. No individual, Natália Gaudio e Bárbara Domingos competiram no arco e na bola, mas acabaram ficando fora das finais.

Apresentando uma série nova, o conjunto brasileiro obteve nota 38.550 nas cinco bolas. A equipe chegou a ficar na segunda colocação na disputa e acabou na oitava e última posição classificatória para a final. O resultado é o mais alto já registrado por um conjunto do continente americano no atual ciclo olímpico. Em primeiro lugar, ficou a Bulgária, com 45.550, seguida da Itália e do time da casa.

Veja a prova:

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Conf. Brasileira de Ginástica (@cbginastica)

O Brasil enfrentou diversas dificuldades na preparação, e não pôde participar das duas primeiras etapas (Sófia e Tashkent) devido a casos de covid-19 no grupo. Assim, três ginastas do grupo titular foram substituídas para Baku. As atletas que competiram nesta sexta-feira (7) foram: Maria Eduarda Arakaki; Beatriz Linhares da Silva; Bárbara Galvão; Deborah Medrado; Gabrielle Moraes da Silva e Geovanna Santos da Silva.

Além disso, vale destacar que o Brasil conseguiu ficar à frente dos Estados Unidos, que tiveram nota final 31.600. O país é adversário direto das brasileiras na briga por uma vaga nos Jogos de Tóquio-2020, que será definida no Campeonato Pan-Americano do Rio de Janeiro, em 11 de junho.

+Mesmo vacinados, atletas dos Jogos Tóquio-2020 serão testados diariamente

A grande final acontece neste domingo (9), e começa às 6h10 (de Brasília). E no sábado, o conjunto brasileiro disputa o qualificatório na prova dos três arcos e duas maças, podendo garantir, então, mais uma vaga na decisão.

Natália e Bárbara fora das finais

No individual, o Brasil acabou não avançando para as finais no primeiro dia da etapa de Baku da Copa do Mundo de ginástica rítmica. Nos arcos, Bárbara Domingos obteve a nota de 21.850, ficando na 24ª colocação geral. Já Natália Gaudio fez 21.050, terminando na 31º posição. Na bola, Babi perdeu o aparato no final da série, terminando, assim, apenas no 49º posto geral, com 18.350. E por fim, Natália obteve nota total de 20.450, ficando em 37º lugar.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Assim, com os resultados, Natália Gaudio e Bárbara Domingos ficaram de fora da final do individual geral. Elas terminaram em 33º e 38º lugar, com 41.500 e 40.200, respectivamente. Neste sábado (8), elas voltam à quadra para a disputa das maças e das fitas, tentando garantir pelo menos uma vaga na final para o Brasil.

Colaboração OTD

Mais em​ Ginástica Rítmica

Com a maior nota do ciclo entre todos os países, o conjunto brasileiro finaliza sua participação em Portugal com mais dois ouros
Ao som de "Evidências", Seleção Brasileira conquistou sua primeira medalha dourada no conjunto geral na história da Copa do Mundo
Em sua primeira participação do ano, Barbara Domingos encerrou sua campanha na 9ª colocação do individual geral na etapa de Portimão
Conjunto do Brasil abre temporada com boa apresentação nas cinco fitas e segunda melhor nota do ano na prova simples