Brasil fatura quatro medalhas na abertura do Sul-Americano

As Seleções Brasileiras de Ginástica Rítmica estrearam, nesta quarta-feira (27), no Sul-Americano de Cochabamba, na Bolívia, com quatro medalhas conquistadas no individual.

Na final do arco, o Brasil subiu duas vezes ao pódio. Mariany Miyamoto ficou com a prata (13,000), e Natália Gaudio foi bronze (12,250). O ouro acabou com a colombiana Lina Dussan (13,850).

Já na bola, Natália garantiu a medalha de ouro (14,850), e Mariany levou o bronze (13,050). Entre elas ficou novamente a colombiana Lina, prata com 14,250.

Na parcial do individual geral, Natália lidera até aqui com um total de 29,750 (14,900 no arco e 14,850 na bola), Mariany aparece em segundo com 26,150 (12,050 no arco e 14,100 na bola), e Karine Walter ocupa a sexta posição com 21,650 (8,950 no arco e 12,700 na bola).

“Muito importante essa competição, porque trabalha vários níveis de prova. Temos as disputas por equipes, individual geral e finais por aparelhos. Então, hoje, nós conseguimos 1/3 desses objetivos. Primeiro, estamos na frente por equipes na somatória de todas as ginastas e, nas provas finais, tivemos as medalhas no arco e na bola. Isso significa que a equipe está coesa e que temos todas as chances de finalizar esse Sul-Americano de uma forma muito competente”, disse a treinadora Monika Queiroz.

Ainda nesta quarta, o conjunto formado por Alanis Ávila, Francielly Pereira, Gabrielle Silva, Heloísa Bornal, Jéssica Maier e Marine Vieira se apresentou na classificatória da série dos cinco arcos e recebeu a nota 16,400, o que deixa o Brasil na primeira colocação até aqui.

“Este Sul-Americano está sendo muito importante para avaliarmos todas as mudanças táticas que fizemos nas coreografias, além de servir como preparatório para o Pan. Hoje, fiquei muito feliz com o desempenho do nosso conjunto, porque o objetivo foi alcançado. Não tivemos grandes falhas e retomamos a forma após o campeonato mundial e o descanso de uma semana dado para as ginastas matarem a saudade da família e reporem as energias”, afirmou a treinadora do conjunto e coordenadora das Seleções, Camila Ferezin.

O campeonato continua nesta quinta-feira (28) com as qualificatórias e finais das maças e da fita no individual, além da apresentação do conjunto com a série de três bolas e duas cordas.

Programação

Quinta-feira (28)
Qualificatórias e Finais maças e fita
Conjunto três bolas e duas cordas

Sexta-feira (29)
Final individual geral
Finais conjunto

Fernando Gavini
Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em​ Ginástica Rítmica

Com a maior nota do ciclo entre todos os países, o conjunto brasileiro finaliza sua participação em Portugal com mais dois ouros
Ao som de "Evidências", Seleção Brasileira conquistou sua primeira medalha dourada no conjunto geral na história da Copa do Mundo
Em sua primeira participação do ano, Barbara Domingos encerrou sua campanha na 9ª colocação do individual geral na etapa de Portimão
Conjunto do Brasil abre temporada com boa apresentação nas cinco fitas e segunda melhor nota do ano na prova simples