Bárbara Domingos supera favorita e brilha no Brasileiro

A jovem Bárbara Domingos foi o grande destaque do Campeonato Brasileiro de ginástica rítmica, disputado de quarta a sexta no ginásio Paulo Pimenta, em Vitória (ES). A ginasta conquistou mais medalhas do que Natália Gaudio, principal estrela da modalidade e representante do país na Olimpíada do Rio de Janeiro. Ela ganhou três medalhas ouro e três de prata contra três de ouro e duas de prata de Natália.

Bárbara Domingos começou a brilhar na quinta-feira, quando superou Natália Gaudio no individual geral, conquistando o ouro e deixando a favorita com a prata. Na prova por equipes, o título ficou com a Escola de Campeões (ES) de Natalia, enquanto o segundo lugar foi do Agir (PR) de Bárbara.

Depois de terminarem empatadas no primeiro dia de finais, Bárbara Domingos levou vantagem nesta sexta-feira, último dia do Campeonato Brasileiro de ginástica rítmica. Na disputa do arco, Natália Gaudio, da Escola de Campeãs (ES), conquistou a medalha de ouro com 15,600, enquanto Bárbara Domingos, do Clube Agir (PR), foi prata (15,500), e Karine Walter, da Associação Esportiva e Recreativa Sadia (PR), ficou com o bronze (14,600).

Na final da bola, o ouro ficou com Bárbara Domingos (15,350), seguida por Karine Walter, prata com 14,700, e Mariany Miyamoto, da Associação de GR Desp. de Joinville (SC), bronze com 14,300.

Já nas maças, Natália Gaudio terminou em primeiro lugar (15,750), Bárbara Domingos ficou em segundo (15,650), e Vitória Guerra, do Grêmio Náutico União (RS), completou o pódio (13,900). Na final da fita, a medalha de ouro foi conquistada por Bárbara Domingos (13,850). Na sequência, Natália Gaudio levou a prata (12,770), e Mariany Miyamoto, o bronze (11,650).

Após subir ao pódio nas finais dos quatro aparelhos, Bárbara falou sobre o desempenho. “Saí muito satisfeita desta competição. Os resultados foram os esperados, e achei muito bom. Dei o meu melhor em cada série até o último segundo, e agora é focar no Pan-Americano, treinar mais e rever os erros para chegar lá e representar o Brasil da melhor forma. A cada competição, você aprende coisas novas e sai fortalecida. A gente também viu a evolução do Infantil, e o Adulto passa alegria para elas e a vontade de querer fazer ginástica”, disse a ginasta, que também conquistou o ouro no Individual Geral na quinta-feira (21).

Natália conquistou dois ouros e uma prata nesta sexta, além do ouro por equipe na quinta. “É muito legal a competição Adulta e Infantil ser junta, porque é uma experiência para as mais novas poderem assistir as mais velhas competindo, e isso é um ganho de aprendizado muito grande. Por estarem aqui com a gente, elas aprendem muito. Também fico muito feliz por receber o carinho delas, que é um incentivo para a gente. Estou satisfeita com a competição, mas sei que ainda tem muito trabalho pela frente”, declarou.

Fernando Gavini
Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em​ Ginástica Rítmica

Com a maior nota do ciclo entre todos os países, o conjunto brasileiro finaliza sua participação em Portugal com mais dois ouros
Ao som de "Evidências", Seleção Brasileira conquistou sua primeira medalha dourada no conjunto geral na história da Copa do Mundo
Em sua primeira participação do ano, Barbara Domingos encerrou sua campanha na 9ª colocação do individual geral na etapa de Portimão
Conjunto do Brasil abre temporada com boa apresentação nas cinco fitas e segunda melhor nota do ano na prova simples