Seleção Brasileira de Conjunto vai à final da Copa do Mundo

O Brasil conquistou, nesta sexta-feira (11), uma vaga nas finais da Copa do Mundo de Ginástica Rítmica de Kazan, na Rússia – que conta com a elite mundial da modalidade. A Seleção de Conjunto fez uma bela estreia no novo ciclo com a classificação para a decisão dos cinco arcos, após somar 15,750 e ficar na oitava colocação das classificatórias.

Ao som de ‘Gimme! Gimme! Gimme!’, da banda sueca ABBA, as meninas mostraram uma coreografia animada e com boa dificuldade e execução conseguiram passar por concorrentes como Estados Unidos, Canadá, França, Suíça, Finlândia, entre outros. No total, 16 países competiram.

O conjunto é formado por Alanis Avila, Francyelly Pereira, Gabrielle Silva, Heloísa Bornal, Jessica Maier, Marine Vieira, Thainá Santos e Thaís Santos, que são acompanhadas pela treinadora Camila Ferezin e pela assistente técnica Bruna Rosa.

“Estamos muito felizes com a nossa estreia! Iniciamos o ciclo muito bem, com uma final logo na 1ª competição disputada. Foi preciso ter coragem para encarar uma Copa do Mundo e Campeonato Mundial com 3 meses de preparação, exatos 85 dias de treinamento. Para quem trabalha com GR na modalidade de conjunto, sabe o quanto é difícil estarmos prontas em tão pouco tempo, porque são novas músicas, novos aparelhos, novas coreografias e estreia de novas ginastas na Seleção. Poderíamos ficar lamentando todas as dificuldades enfrentadas, mas não, trabalhamos com muito foco e estratégia e hoje confirmamos que estamos no caminho certo! Agradecemos a CBG por acreditar em nós, ao patrocinador Caixa Econômica, ao COB e a todos envolvidos!”, comemorou Camila Ferezin.

Quem também vibrou com o desempenho foi Jéssica Maier. “Hoje fizemos nossa estreia em campeonatos internacionais neste ciclo e começamos muito bem. Estamos com uma equipe renovada, com apenas três meses de treinamento, e já conseguimos nos classificar para a final no conjunto de cinco arcos”, disse a ginasta. “Amanhã competiremos o conjunto misto, três bolas e duas cordas. Vamos dar o nosso melhor para representar nosso País bem novamente.”

A apresentação de hoje do conjunto foi a estreia de Heloisa Bornal e Alanis Avila pela Seleção. Para as jovens ginastas, que integraram a equipe esse ano, foi uma sensação indescritível representar o Brasil e já com um resultado tão bom. “Para mim, foi uma emoção inexplicável, foram dias de muito treino e dedicação e hoje foi recompensado. A energia que temos quando estamos em um campeonato de nível mundial é realmente contagiante e o friozinho na barriga sempre vem, mas quando fazemos o que amamos, e eu amo a ginástica rítmica, tudo vale a pena para viver esse sonho de representar meu país e sair feliz como no dia de hoje”, resumiu Heloísa.

O Brasil competiu também na ginástica rítmica individual com Natália Gaudio e Karine Walter. As classificatórias de hoje foram nas séries de bola, na qual Karine somou 13,600 e Natália 11,400.

No arco, Natália fez 12,400 e Karine 11,800. As atletas estiveram acompanhadas pelas técnicas Mônika Queiroz e Gracieli Morais.

Para Natália, representante brasileira nos Jogos Olímpicos Rio 2016, esta competição tem uma grande importância, pois é o retorno dela após lesão que sofreu no pé esquerdo durante a Copa do Mundo da Bulgária. “Nátalia está vindo de uma lesão muito séria e, claro, a oportunidade de chegar até aqui é fantástica. Nosso grande foco é o Pan-Americano dos Estados Unidos em outubro. Kazan e o Mundial são importantíssimos para o retorno dela a sua forma, assim como o Brasileiro e o Sul-Americano na Bolívia”, disse a técnica Monika Queiroz, lembrando que a Copa de Kazan antecede o Mundial de Pesaro, na Itália, a partir do dia 30. “Ficamos bem contentes que ela pôde realizar as duas provas de hoje.”

As qualificatórias seguem amanhã com as séries de três bolas e duas cordas para o conjunto e maças e fitas para o individual, a partir das 5h10 (horário de Brasília).

Programação
*Horário de Brasília
Sábado (12)
5h10 às 9h30 – Qualificatória individual – maças e fita
11h10 às 12h30 – Qualificatória conjunto – três bolas e duas cordas

Domingo (13)
7h- Final individual – arco
7h30 – Final individual – bola
8h – Final conjunto – cinco arcos
9h – Final individual – maças
9h30 – Final individual – fita
10h – Final conjunto – três bolas e duas cordas

Júlia Belas
Jornalista baiana, soteropolitana, faconiana. Mestrado em jornalismo esportivo pela St. Mary’s University, do Reino Unido. Bolsista Chevening 2015/2016.

Mais em​ Ginástica Rítmica

Com a maior nota do ciclo entre todos os países, o conjunto brasileiro finaliza sua participação em Portugal com mais dois ouros
Ao som de "Evidências", Seleção Brasileira conquistou sua primeira medalha dourada no conjunto geral na história da Copa do Mundo
Em sua primeira participação do ano, Barbara Domingos encerrou sua campanha na 9ª colocação do individual geral na etapa de Portimão
Conjunto do Brasil abre temporada com boa apresentação nas cinco fitas e segunda melhor nota do ano na prova simples