Seleções de Ginástica Rítmica têm avaliações periódicas

As Seleções Conjunto e Individual de Ginástica Rítmica estão a todo vapor na preparação para os campeonatos internacionais deste ano. Na agenda, compromissos como o Mundial em agosto, na Itália, o Pan-Americano em outubro, nos Estados Unidos, e o Sul-Americano em setembro, na Bolívia, merecem dedicação total. O conjunto tem realizado periodicamente treinos controle (com a presença de público, simulando uma competição) e, esta semana irá realizar mais um, na quinta-feira (20), em Aracaju (SE).

“Vamos fazer outro controle para aproveitar a presença dos árbitros internacionais que estarão em Aracaju”, revelou Camila Ferezin, técnica do conjunto e coordenadora de Seleções de Ginástica Rítmica da CBG. “Começamos a fazer esse tipo de treinamento este mês e vamos seguir assim, com um por semana, fora do ginásio de treinamento, e outros nos sábados, com presença do público”, explicou.

A razão pela qual os árbitros internacionais estarão na capital sergipana é a avaliação de Natália Gáudio, da Seleção Individual. A ginasta que representou o Brasil nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro sofreu uma lesão este ano, mas já está praticamente recuperada. Como não pôde fazer parte da seletiva realizada para a equipe individual na ocasião, passará pelo olhar da coordenação técnica e da arbitragem agora.

“Renata Teixeira (Presidente do Comitê Técnico e Árbitra Internacional de GR), Mônika Queiroz, Árbitra Internacional e Treinadora de GR Individual, Leonardo Palitot (Árbitro Internacional de GR), e eu iremos fazer a avaliação. Ela está praticamente recuperada da lesão e retornou aos treinos há alguns dias”, acrescentou Camila Ferezin, que também é Árbitra Internacional.

Nas próximas semanas os treinos controles também já estão agendados e contarão com a presença de diferentes árbitros para fazer as avaliações. Os mesmos também estão escalados para diferentes competições internacionais este ano. Aos sábados o treinamento está sendo realizado no Centro de Treinamento da GR, em Aracaju (SE), às 11h30.

Júlia Belas
Jornalista baiana, soteropolitana, faconiana. Mestrado em jornalismo esportivo pela St. Mary’s University, do Reino Unido. Bolsista Chevening 2015/2016.

Mais em​ Ginástica Rítmica

Com a maior nota do ciclo entre todos os países, o conjunto brasileiro finaliza sua participação em Portugal com mais dois ouros
Ao som de "Evidências", Seleção Brasileira conquistou sua primeira medalha dourada no conjunto geral na história da Copa do Mundo
Em sua primeira participação do ano, Barbara Domingos encerrou sua campanha na 9ª colocação do individual geral na etapa de Portimão
Conjunto do Brasil abre temporada com boa apresentação nas cinco fitas e segunda melhor nota do ano na prova simples