Brasil chega com força máxima para o Sul-Americano Juvenil

Realizada em uma das instalações dos Jogos Pan-Americanos, competição terá papel importante no desenvolvimento da base da modalidade no País

Começa nesta quinta-feira (24) em Lima (PER) o Campeonato Sul-Americano juvenil de Ginástica Rítmica. A competição será realizada na Vila Deportiva de Videna, que recebeu competições nos Jogos Pan-Americanos e tem seu encerramento marcado para o próximo domingo (27).

A competição reunirá atletas em quatro categorias diferentes, desde os nove aos quinze anos de idade e é encarado como sendo um dos principais eventos no calendário deste ano para a Ginástica Rítmica do Brasil.

Para a coordenadora do comitê técnico de Ginástica Rítmica da CBG (Confederação Brasileira de Ginástica), Renata Teixeira, o papel do Sul-Americano como forma de auxiliar no desenvolvimento de jovens atletas que representarão o Brasil é muito importante.

“O Sul-Americano de Lima é uma das competições mais importantes do ano para a delegação brasileira, principalmente por ser a oportunidade que as categorias de base têm de competir fora do país e de adquirir experiência. O Brasil está indo com representação máxima, com ginastas de vários estados e clubes, provando a massificação do trabalho de qualidade na ginástica rítmica do país”, comentou.

Renata também pontuou a necessidade de integração do Brasil com os demais países sul-americanos a partir da nova regra de classificação para o Campeonato Mundial.

“Além disso, com a mudança das regras para 2021 e a necessidade de classificação continental para a ida ao Campeonato Mundial, cada vez mais será necessário o fortalecimento dos laços com o continente”, explicou a coordenadora do comitê técnico da Ginástica Rítmica da CBG.

Paulo Chacon

Mais em​ Ginástica Rítmica

Com a maior nota do ciclo entre todos os países, o conjunto brasileiro finaliza sua participação em Portugal com mais dois ouros
Ao som de "Evidências", Seleção Brasileira conquistou sua primeira medalha dourada no conjunto geral na história da Copa do Mundo
Em sua primeira participação do ano, Barbara Domingos encerrou sua campanha na 9ª colocação do individual geral na etapa de Portimão
Conjunto do Brasil abre temporada com boa apresentação nas cinco fitas e segunda melhor nota do ano na prova simples