Seleção de Ginástica Rítmica é definida para Lima

A Seleção Brasileira de Conjunto de Ginástica Rítmica foi definida para a disputa dos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019. A treinadora e Coordenadora de Seleções da CBG (Confederação Brasileira de Ginástica), Camila Ferezin, selecionou as ginastas Deborah Medrado, Camila Rossi, Nicole Pircio, Vitória Guerra e Beatriz Linhares.

Natália Gaudio e Bárbara Domingos já estavam selecionadas para representar o Brasil na competição individual. O embarque da equipe será no próximo sábado (27).

Para a equipe do Conjunto, o Pan de Lima terá uma importância especial. As meninas brasileiras tentarão manter a hegemonia continental do país nos Jogos. Desde Winnipeg-1999 o Brasil conquistou todas as medalhas de ouro da prova geral por equipe. No Canadá, inclusive, foi quando ocorreu o primeiro ouro da Ginástica Rítmica brasileira.

“A conquista de Winnipeg foi muito marcante. Ela foi a precursora, a que abriu as portas. As pessoas não conheciam a GR e de repente, depois daquele Pan, fomos destaque na televisão em rede nacional, com entrevistas e programas falando e mostrando a GR. Depois daquela conquista, o mundo passou a respeitar o Brasil. Para mim é uma grande alegria e emoção fazer parte dessa história. Temos uma tradição conquistada com muito esforço e trabalho, e é por isso que seguimos nessa luta. São 20 anos entre atleta, assistente técnica e treinadora, uma vida dedicada à GR do Brasil”, disse Camila Ferezin, que era uma das integrantes da equipe.

A treinadora brasileira também avaliou o desempenho do time brasileiro ao longo da temporada, que confirmou a hegemonia na América do Sul em junho, vencendo o Campeonato Sul-Americano. O Conjunto do Brasil também teve ótimas performances na etapa da Copa do Mundo de Guadalajara (ESP), em maio, alcançando duas finais.

“Acredito que estamos chegando bem preparadas. Nos últimos tempos a equipe evoluiu bastante, elas estão conseguindo executar as séries, que estão bem difíceis, sem cometer falhas. A GR muda a cada dia, e maiores são as exigências. Nossas coreografias de 2019 tem um grau de dificuldade nunca antes realizado, todas as colaborações com muitos critérios para somar à nota final, e isso termina exigindo mais da equipe, mas sinto que elas estão prontas na hora certa para executar as séries. Agora é trabalhar a parte emocional do grupo para ganhar mais confiança e executar as séries como estão executando no treinamento”. avaliou Camila.

Programação

Confira a programação da Ginástica Rítmica nos Jogos Pan-Americanos de Lima (horários de Brasília):
2/8 – Classificatória individual Arco e Bola (15h); classificatória de Conjuntos/ 5 Bolas (17h30)
3/8 – Classificatória individual Maças e Fita e final do Individual geral (15h); classificatória Conjunto/prova mista e final Geral (17h30)
4/8 – Finais individuais por aparelho: Arco e Bola (18h); Final de Conjunto/ 5 Bolas (20h)
5/8 – Finais individuais por aparelho: Maças e Fita (15h); Final de Conjunto/prova mista (17h)

As convocadas

Individual

• Natália Gaudio
• Bárbara Domingos

Conjunto
• Deborah Medrado
• Camila Rossi
• Nicole Pircio
• Vitória Guerra
• Beatriz Linhares

Treinadoras
• Camila Ferezin (Conjunto)
• Monika Queiroz (Individual)

Luiz Fernando Teixeira

Mais em​ Pan 2019Ginástica Rítmica

Com a maior nota do ciclo entre todos os países, o conjunto brasileiro finaliza sua participação em Portugal com mais dois ouros
Ao som de "Evidências", Seleção Brasileira conquistou sua primeira medalha dourada no conjunto geral na história da Copa do Mundo
Em sua primeira participação do ano, Barbara Domingos encerrou sua campanha na 9ª colocação do individual geral na etapa de Portimão
Conjunto do Brasil abre temporada com boa apresentação nas cinco fitas e segunda melhor nota do ano na prova simples