Brasil chega para o Mundial Juvenil de Ginástica Rítmica

Começa nesta sexta-feira (19) a primeira edição do Campeonato Mundial de Ginástica Rítmica Juvenil. A competição está sendo disputada em Moscou, na Rússia, e contará com a participação do Brasil, que enviou uma delegação composta por dez ginastas, que participarão das provas individuais e por conjunto. As terão início a partir das 3h (horário de Brasília).

Nesta sexta-feira, as garotas brasileiras disputarão a qualificatória individual nos aparelhos corda e bola. No conjunto, o Brasil participa da qualificação das cinco fitas. No sábado (20), haverá a qualificatória individual nas maças e na fita, enquanto o conjunto disputará a eliminatória dos cinco arcos. As finais por aparelho (individual e conjunto) irão acontecer no domingo (21).

“As meninas treinaram bastante, estão bonitas, mas tudo é muito novo para elas. Então, esperamos fazer um bom campeonato e que elas saiam felizes da quadra. Nosso objetivo maior é mostrar um bom trabalho”, afirmou Juliana Dias Coradine Castilho, chefe da delegação brasileira no Mundial.

Para Gilmara Lima, uma das treinadoras do Brasil em Moscou, a expectativa para a participação neste Mundial é muito grande. “Este campeonato é de suma importância, pois as categorias de base são o futuro da Ginástica do Brasil. Competir ao lado das melhores do mundo nos impulsiona para elevar ainda mais o nível técnico do país. As meninas treinaram bastante e a expectativa é que cumpram suas rotinas com excelência”, afirmou.

Irão competir pelo Brasil no individual do Mundial de Moscou as seguintes ginastas: Ana Luisa Passos Neiva (Cassab/DF), Mariana Vitória Gonçalves Pinto (Agir/PR), Maria Eduarda Moraes Pereira (Aginat/RN) e Viviane Oda Miranda (FAE Osasco/SP).

O time do Conjunto será formado por Emilly Gabrielly Silva Almeida, Flavia Cristhyna Izidoro, Gabriella Coradine Castilho, Júlia Beatriz Silva Kurunczi, Mel Gomes de Oliveira e Rafaela Marques Elias.

A delegação brasileira que está no Mundial Juvenil teve as representantes no Individual escolhidas em seletiva realizada no início do ano. A equipe de Conjunto do Brasil será representada pelas ginastas do clube Unopar (PR), também definida na mesma seletiva.

Érico Lotufo

Mais em​ Ginástica Rítmica

Com a maior nota do ciclo entre todos os países, o conjunto brasileiro finaliza sua participação em Portugal com mais dois ouros
Ao som de "Evidências", Seleção Brasileira conquistou sua primeira medalha dourada no conjunto geral na história da Copa do Mundo
Em sua primeira participação do ano, Barbara Domingos encerrou sua campanha na 9ª colocação do individual geral na etapa de Portimão
Conjunto do Brasil abre temporada com boa apresentação nas cinco fitas e segunda melhor nota do ano na prova simples