Brasil está na final da World Challenge Cup, na Espanha

Conjunto brasileiro ficou em sexto lugar no qualificatório da prova das cinco bolas em Guadalajara nesta sexta-feira (3)

A Ginástica Rítmica do Brasil conseguiu um excelente resultado em sua estreia na World Challenge Cup, que está sendo realizada na cidade de Guadalajara, na Espanha. A Seleção Brasileira de Conjunto passou à final da prova de 5 bolas, ao terminar o qualificatório em sexto lugar, com a nota 20,300. As meninas farão a final no domingo (5), a partir das 11 horas (horário de Brasília).

Neste sábado (4), a Seleção comandada pela treinadora Camila Ferezin e a assistente técnica Bruna Martins volta a competir, desta vez na qualificatória da prova mista (três arcos e dois pares de maças). O Brasil, que integra o Grupo B, fará sua apresentação às 15h35. Assim como nas bolas, se ficar entre os oito primeiros avançará à final do aparelho, também no domingo.

As meninas brasileiras mostraram uma grande evolução em relação à participação na etapa da Copa do Mundo de Baku (AZE). Nesta sexta-feira, o Brasil só ficou atrás dos Estados Unidos (5º) entre seus principais adversários das Américas. O conjunto do México terminou em 8º, Canadá em 11º e Cuba em 13º. A liderança no qualificatório foi da Itália, que terminou com a nota 25,500.
A técnica Camila Ferezin ficou muito satisfeita com o desempenho do conjunto brasileiro no qualificatório, formado por Débora Medrado, Nicole Duarte, Camila Rossi, Morgana Gmach e Beatriz Linhares.

“Elas conseguiram um excelente desempenho em quadra, fiquei muito feliz com a evolução do Conjunto do Brasil. Esta é a prova que estamos no caminho certo e vamos evoluir a cada competição, melhorando tanto as dificuldades das coreografias quanto o entrosamento das ginastas. Hoje saímos satisfeitas porque conseguimos mostrar nossa série de 5 bolas. Amanhã (sábado), vamos lutar para fazer o mesmo no misto e assim, alcançar as finais nas duas séries”, disse Camila, que evita criar expectativas para a final de domingo.

“Poder entrar em quadra nas finais é uma grande oportunidade para as nossas meninas. A cada competição subimos degraus importantes para a busca dos nossos objetivos deste ano”, disse Camila, referindo-se a uma medalha nos Jogos Pan-Americanos de Lima-2019 e à vaga na Olimpíada de Tóquio via Campeonato Mundial, marcado para setembro, em Baku.

Na competição individual, o Brasil contou com a participação de duas ginastas. Após as provas de bola e arco, Heloísa Bornal está em 38º (27,600) e Mariany Miyamoto em 41º (25,750). Neste sábado, as duas participam das provas qualificatórias das maças e fita.

Paulo Chacon

Mais em​ Ginástica Rítmica

Com a maior nota do ciclo entre todos os países, o conjunto brasileiro finaliza sua participação em Portugal com mais dois ouros
Ao som de "Evidências", Seleção Brasileira conquistou sua primeira medalha dourada no conjunto geral na história da Copa do Mundo
Em sua primeira participação do ano, Barbara Domingos encerrou sua campanha na 9ª colocação do individual geral na etapa de Portimão
Conjunto do Brasil abre temporada com boa apresentação nas cinco fitas e segunda melhor nota do ano na prova simples