Brasil conquista 15 medalhas e deixa EUA para trás no Pan de ginástica artística

As Seleções Brasileiras Adulta e Juvenil de Ginástica Artística foram destaques nos Campeonatos Pan-Americanos das duas categorias, realizados no Complexo Desportivo Coliseu Max Toledo, em Sucre, na Bolívia, e encerrados neste domingo (18). Os atletas do País conquistaram 15 medalhas.

Pela categoria adulta, com provas somente por aparelhos, Fellipe Arakawa garantiu o ouro no cavalo com alças (13,875 pontos) e Caio Souza a prata nas paralelas (14,800). Pelo feminino, Milena Theodoro foi ouro na trave (13,600) e no solo (13,275), enquanto Letícia Costa ficou com a prata no salto (13,813).

Já pela juvenil masculina, Bernardo Actos Miranda, Diogo Brajão Soares, Murilo Miguel de Souza Pontedura e Tomás Rodrigues Florêncio levaram a prata por equipe (241,645). No individual geral, Bernardo foi ouro (82,150). Por aparelhos, o brasileiro subiu em cinco pódios, após conquistar a primeira colocação no solo (14,025) e na barra fixa (13,725), a segunda nas argolas (13,425) e nas paralelas (13,925) e a terceira no cavalo com alças (13,525). Pelo feminino, Thaís Fidelis dos Santos garantiu o ouro no salto (14,250). Na trave, a brasileira foi prata (13,850), assim como no individual geral (53,250).

O desempenho das equipes masculinas deixaram a comissão técnica bastante satisfeita, como conta um dos treinadores, Hilton Dichelli Júnior. “Essa foi uma ótima competição para os juvenis, que se apresentaram em excelente nível. Os adultos também cumpriram bem seu papel e tiveram resultados positivos nos aparelhos que participaram. Além disso, fechamos o quadro de medalhas à frente dos Estados Unidos”, comemorou.

Para Keli Kitaura, uma das técnicas do feminino e chefe de delegação, o resultado também foi satisfatório. “As juvenis foram muito bem, apesar de ainda serem novas. A Thaís teve um ótimo desempenho e a Beatriz, que está adquirindo experiência, competiu bem. As adultas também tiveram uma performance positiva. A Letícia conquistou medalha no salto e a Milena, depois de se recuperar de lesão, se mostrou confiante e garantiu dois ouros hoje”, encerrou Keli.

Fernando Gavini
Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em​ Ginástica Artística

A capitã também é a designer oficial dos uniformes da Seleção Brasileira feminina e já tem um esboço para seu novo projeto em 2025
Daiane dos Santos, Edinanci Silva, Gustavo Kuerten e Afrânio Costa gravaram suas marcas na história do esporte brasileiro
O ginasta foi um dos grandes destaques das finais por aparelhos ao conquistar três medalhas de ouro e uma prata no Troféu Brasil de GA
Thais Fidélis volta a competir e tira a melhor nota da qualificação feminina do Troféu Brasil de ginástica artística