Neste final de semana, acontece mais uma edição do Troféu Brasil de Ginástica Artística. A competição neste ano será em Brasília, na Arena BRB Nilson Nelson. Sem a presença das medalhistas olímpicas, o destaque na competição feminina é para Thais Fidélis, que irá competir pela primeira vez desde 2022. Já entre os homens, o principal nome na lista de inscritos é o tetracampeão pan-americano Caio Souza. A qualificação acontece nesta sexta-feira (9), enquanto as finais por aparelho serão no domingo (11). O evento terá transmissão do Canal Olímpico do Brasil (YouTube) e do SporTV.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Vários dos principais nomes da ginástica artística brasileira não estarão em Brasília. Com o ciclo olímpico apenas começando, alguns atletas optaram por se poupar e não participam do evento. É o caso por exemplo da campeã olímpica Rebeca Andrade, que só deve competir no segundo semestre deste ano. Outros atletas se recuperam de lesão, como Flávia Saraiva, Jade Barbosa e Arthur Nory. A medalhista olímpica Julia Soares estava inscrita na competição, mas se retirou para tratar dores na tíbia.
No masculino, o principal nome do Troféu Brasil de ginástica artística é Caio Souza. O ginasta do Minas Tênis Clube é tetracampeão pan-americano do individual geral. Em Brasília, Caio vai disputar apenas quatro aparelhos: cavalo com alças, argolas, barras paralelas e barra fixa. Sem Arthur Nory, o destaque do Esporte Clube Pinheiros fica para Patrick Corrêa. O ginasta do clube paulista vai competir em todos os aparelhos, menos nas argolas.
Retornos no feminino
A competição feminina do Troféu Brasil de ginástica artística terá o retorno de um nome importante para a seleção brasileira entre 2017 e 2020. Thais Fidélis, quarta colocada no solo no Mundial de 2017, ficou fora da ginástica por dois anos. Mas ela interrompe o hiato na sua carreira nesta semana no Troféu Brasil. A ginasta está inscrita nas barras assimétricas, na trave e no solo e irá defender as cores do SESI-SP.
Expectativa também para duas atletas que costumam frequentar a seleção brasileira e estão voltando de lesão. Andreza Lima, do GNU, e Ana Luiza Lima, do Minas, se lesionaram em setembro do ano passado durante o Campeonato Brasileiro. Ambas voltam a competir no Troféu Brasil. Andreza disputa apenas as barras assimétricas, enquanto Ana Luiza compete nas barras e também na trave.
Troféu Brasil de ginástica artística 2025
Local – Arena BRB Nilson Nelson – Brasília-DF
Qualificação masculina – 09/05 – 8h57 às 13h
Qualificação feminina – 09/05 – 15h27 às 18h15
Finais por aparelho – 11/05 – 09h35 às 14h
Transmissão ao vivo: Canal Olímpico do Brasil (qualificação e finais) e SporTV (somente as finais)