O Brasil terá quatro atletas na primeira etapa da Copa do Mundo de ginástica artística por aparelhos da temporada, no Cairo, no Egito, que ocorrerá a partir de 15 de fevereiro. A grande novidade é a presença de Caio Souza, que retornará às competições depois de grave lesão no tendão de Aquiles. Arthur Nory, Bernardo Actos e Yuri Guimarães completam a lista. O evento será o pontapé de partida para a disputa das últimas vagas olímpicas da modalidade para Paris-2024.
- Mafê Costa terá técnico de Titmus em preparação para o Mundial
- Torneio Nacional em Curitiba inicia com títulos no Pré-Cadete
- Cátia e Joyce conquistam ouro nas duplas do Elite de Lasko
- COB firma parceria para redução de 100 toneladas de CO2
- Gabrielas avançam à final de paralelas na Copa do Mundo
Principal generalista do Brasil, Caio Souza está inscrito para sua primeira competição desde agosto do ano passado, quando rompeu o tendão de Aquiles e precisou passar por cirurgia. A lesão o tirou do Campeonato Mundial, que aconteceu no final de setembro, e ele não pôde ajudar a equipe masculina a conquistar vaga olímpica para Paris-2024.
De acordo com documento divulgado pela Federação Internacional de Ginástica (FIG), Caio competirá nas argolas, na barra fixa e nas barras paralelas. Arthur Nory estará presenta apenas na barra fixa. Já Yuri Guimarães estará no solo e no salto sobre a mesa, enquanto Bernardo Actos competirá no cavalo com alças e nas barras paralelas.
Briga por vaga olímpica
O Brasil tem duas vagas olímpicas individuais no masculino. Uma delas é nominal, pertencente a Diogo Soares. O país poderá conquistar uma terceira vaga através das Copas do Mundo por aparelhos. Os dois melhores atletas de cada aparelho ao final de quatro etapas (apenas os três melhores resultados são válidos) carimbam o passaporte.
A competição no Cairo ocorrerá entre 15 e 18 de fevereiro. Depois desta, haverá etapas em Cottbus, na Alemanha, entre 22 e 25 de fevereiro; em Baku, no Azerbaijão, entre 7 e 10 de março; e, por fim, em Doha, no Catar, entre 17 e 20 de abril. Os Jogos Olímpicos de Paris-2024 ocorrerão entre 26 de julho e 11 de agosto.
Vale destacar que, além das duas vagas olímpicas masculinas asseguradas, o Brasil também já possui cinco vagas garantidas na ginástica artística feminina. Elas foram obtidas pela equipe, que conquistou a medalha de prata no Mundial da Antuérpia. Até por isso, Rebeca Andrade, Flávia Saraiva, Jade Barbosa e companhia não competirão nessa primeira etapa da Copa do Mundo por aparelhos.