Equipe masculina do Brasil na final no Mundial de ginástica

Equipe do Brasil avançou para a final do Mundial de ginástica artística. Arthur Nory, Caio Souza e Diogo Soares vão disputar finais individuais

Após seis grupos de ginastas competindo, chegou ao fim a qualificação masculina do Campeonato Mundial de ginástica artística em Liverpool. O Brasil se classificou para quatro finais, com destaque para a equipe masculina conseguindo se classificar para a final pela primeira vez desde 2018.

+ Rebeca Andrade lidera a qualificação feminina
+ Brasil se classifica para cinco finais no feminino
+ Guia do Mundial de Ginástica Artística

A equipe do Brasil ficou em sétimo lugar, com um total de 245.394 pontos. O líder da qualificação foi o Japão com 260.695 pontos, enquanto a anfitriã Grã-Bretanha veio na sequência com 252.793. Também avançaram apra a final: Estados Unidos (252.295); China (249.929); Itália (247.661); Espanha (245.594) e Coreia do Sul (244.093).

+ Veja como foram as apresentações dos brasileiros

O técnico Marcos Goto, Coordenador da Seleção Masculina, ficou bastante satisfeito com a performance brasileira. “Todos os nossos objetivos foram alcançados. O primeiro era voltarmos à final por equipes. Colocamos ainda dois brasileiros na final do individual geral. Quase conseguimos colocar dois também na final da barra. E o Caio também conseguiu ir para a final do salto”.

Goto também comemorou o retorno à final, após o Brasil não se classificar por menos de um ponto nos Jogos Olímpicos de Tóquio. “O fato de voltarmos a ficar entre as oito melhores equipes do mundo nos dá muito moral, mostrando a força da Ginástica do Brasil”, disse o treinador.

Individual geral e aparelhos

No individual geral, o Brasil terá dois representantes. Caio Souza passou para a final em 10º lugar, com um total de 82.564 na soma dos seis aparelhos. Diogo Soares ficou na 12ª posição, com 82.264 pontos.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

O campeão mundial Arthur Nory vai em busca do bicampeonato na barra fixa. Ele passou em sétimo lugar com 14.366 pontos. Caio Souza tirou 14.333 e ficou em décimo lugar, não pegando a vaga na final. Caio tirou a mesma nota que outros dois ginastas australianos, mas o atleta do Brasil ficou atrás no desempate e será o segundo reserva da final.

Mas Caio Souza conseguiu se classificar para a disputa da medalha em seu principal aparelho: o salto sobre a mesa. O finalista olímpico terminou o dia em quinto lugar, com uma média 14.566. Já Yuri Guimarães será o segundo reserva da final, após ter recebido uma média 14.216 para seus dois saltos.

Gabriel Gentile
Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em​ Ginástica Artística

A capitã também é a designer oficial dos uniformes da Seleção Brasileira feminina e já tem um esboço para seu novo projeto em 2025
Daiane dos Santos, Edinanci Silva, Gustavo Kuerten e Afrânio Costa gravaram suas marcas na história do esporte brasileiro
O ginasta foi um dos grandes destaques das finais por aparelhos ao conquistar três medalhas de ouro e uma prata no Troféu Brasil de GA
Thais Fidélis volta a competir e tira a melhor nota da qualificação feminina do Troféu Brasil de ginástica artística