Guia – Mundial de Ginástica Artística 2022

Confira a programação e os candidatos ao pódio do Mundial de Liverpoool, no Reino Unido. Começa sábado!

No próximo sábado (29), começa mais uma edição do Campeonato Mundial de ginástica artística, em Liverpool, no Reino Unido. 411 atletas de 74 países irão competir em busca de medalhas e das primeiras vagas da modalidade nos Jogos Olímpicos Paris-2024.

As finais por equipe (nos dias 1º e 2 de novembro) irão definir os primeiros países classificados para a próxima Olimpíada. As três equipes no pódio do Campeonato Mundial de Liverpool já estarão garantidas em Paris-2024.

Vale lembrar que atletas de Rússia e Belarus não irão participar da competição por causa da Guerra na Ucrânia. Como os russos levaram o ouro na competição por equipes em Tóquio-2020 tanto no masculino, quanto no feminino, a ausência do país abriu o cenário da disputa pelas primeiras vagas olímpicas para Paris.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Equipes

Para 2022, a Federação Internacional de Ginástica (FIG) mudou o formato da qualificação para o Mundial de ginástica artística. As equipes tiveram que se classificar através dos Campeonatos Continentais. O Brasil garantiu sua participação com o ouro das mulheres e a prata dos homens no Campeonato Pan-Americano que foi disputado no Rio de Janeiro.

A equipe feminina do Brasil no Mundial de Liverpool é formada por Carolyne Pedro, Flávia Saraiva, Júlia Soares, Lorrane Oliveira e Rebeca Andrade. Christal Bezerra é a reserva. No masculino, foram convocados: Arthur Nory, Caio Souza, Diogo Soares, Lucas Bittencourt e Yuri Guimarães. O reserva é Patrick Souza.

O principal desfalque é Arthur Zanetti. O campeão olímpico e mundial das argolas teve uma virose no final do último mês. Devido aos sintomas, ele teve que ficar algumas semanas sem treinar e isso comprometeu a preparação para o Campeonato Mundial. 

São 24 equipes que vão lutar por uma das oito vagas na final. Lá os três primeiros colocados garantem vaga para Paris-2024. Veja a nossa análise das equipes do Mundial clicando aqui.

Individual geral

Mundial de ginástica artística: montagem com fotos de Rebeca Andrade fazendo coreografia na trave e Caio Souza na posição de cruz nas argolas
Rebeca Andrade e Caio Souza (Fotos: Ricardo Bufolin/CBG)

Um dos títulos mais cobiçados do Mundial de Liverpool é o do individual geral. A disputa reúne os 24 atletas para definir o ginasta mais completo do mundo. No feminino, o Brasil tem uma favorita ao título. A vice-campeã olímpica Rebeca Andrade é uma das grandes apostas para levar o ouro neste ano. Já no masculino, Caio Souza é o principal nome do Brasil na disputa pelo pódio. 

+ Veja análise para as finais do individual geral

Finais por aparelho

Para encerrar o Campeonato Mundial de ginástica artística, os últimos dois dias da competição são reservados para as finais por aparelho. No feminino, Rebeca Andrade busca repetir os pódios de 2021 no salto e nas barras assimétricas. O Brasil também tem chances de medalhas no solo e na trave com a própria Rebeca, com Júlia Soares e Flávia Saraiva.

+ Veja a análise das finais por aparelho no feminino

No masculino, o Brasil também terá algumas chances de medalha. Destaques para Arhtur Nory, campeão mundial da barra fixa em 2019, e Caio Souza, que foi finalista do salto em Tóquio-2020.

+ Veja a análise das finais por aparelho no masculino

Programação

29/10 – 16h00 – início da qualificação (sem brasileiros no dia)
30/10 – 15h30 – qualificação feminino
31/10 – 12h50 – qualificação masculino
01/11 – 15h15 – final por equipes feminina
02/11 – 14h25 – final por equipes masculina
03/11 – 15h30 – final individual geral feminino
04/11 – 14h45 – final individual geral masculino
05/11 – 10h15 – finais por aparelho: solo, cavalo e argolas no masculino; salto e barras assimétricas no feminino
06/11 – 10h15 – finais por aparelho: trave e solo no feminino; salto, barras paralelas e barra fixa no masculino

Gabriel Gentile
Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em​ Ginástica Artística

A capitã também é a designer oficial dos uniformes da Seleção Brasileira feminina e já tem um esboço para seu novo projeto em 2025
Daiane dos Santos, Edinanci Silva, Gustavo Kuerten e Afrânio Costa gravaram suas marcas na história do esporte brasileiro
O ginasta foi um dos grandes destaques das finais por aparelhos ao conquistar três medalhas de ouro e uma prata no Troféu Brasil de GA
Thais Fidélis volta a competir e tira a melhor nota da qualificação feminina do Troféu Brasil de ginástica artística