COB divulga eventos dos Jogos da Juventude com duas novidades

A ginástica artística, masculina e feminina, e o taekwondo se juntam às outras 13 modalidades na competição que será disputada em Aracaju (SE), em 2021

Dois esportes serão as novidades nos Jogos da Juventude de 2021. O taekwondo e a ginástica artística, masculina e feminina, passam a integrar a competição na sua próxima edição. O evento será disputado em Aracaju (SE), em novembro do ano que vem. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (4) pelo COB (Comitê Olímpico do Brasil). Com isso, essas duas modalidades se juntam às outras 13 que já faziam parte do programa esportivo.

+ Atletas da seleção masculina são avaliados com foco em 2021

Os Jogos da Juventude são um evento voltado para atletas de até 17 anos e reúne mais de 4 mil jovens brasileiros. Além de taekwondo e ginástica artística, o evento conta com atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e wrestling. Os dois esportes inseridos, assim como os outros dez individuais, serão representados pelos alunos de escolas públicas ou particulares campeões dos processos seletivos estaduais.

Repercussão na ginástica e no taekwondo

Centro de Treinamento de Ginástica Artística da seleção brasileira nos Jogos Rio-2016 (Tânia Rêgo/Agência Brasil)
Centro de Treinamento de Ginástica Artística da seleção brasileira nos Jogos Rio-2016 (Tânia Rêgo/Agência Brasil)

“É com alegria que recebemos a notícia sobre a inclusão da ginástica artística nos Jogos da Juventude. Integrar esta competição irá nos possibilitar, além de trabalhar a massificação da modalidade junto às escolas públicas e privadas entre as crianças e jovens do ensino fundamental e médio, promover a inclusão social e a detecção de talentos”, disse Luciene Resende, presidente da CBG (confederação Brasileira de Ginástica).

+ Maratona em Valência terá quatro atletas buscando índice olímpico

“É mais um sonho que se realiza. Agradecemos ao COB por atender a este pedido da CBG”, completou a mandatária da CBG. Já o taekwondo regressa ao evento após ter feito parte dos antigos Jogos Escolares da Juventude. “A inclusão do taekwondo nos Jogos da Juventude é uma notícia muito comemorada por todas as pessoas envolvidas na modalidade”, comentou Natália Falavigna, coordenadora técnica da CBTKD (Confederação Brasileira de Taekwondo).

+ Ribeirão e Itapetininga é adiado na Superliga por casos de Covid-19

“Com certeza será um passo importante para a gente disseminar a modalidade, ter uma iniciação com mais atletas e oferecer mais oportunidades. Isso viabiliza o desenvolvimento e será fundamental para a detecção de talentos. Fazia parte do nosso plano e estamos felizes que mais uma etapa foi cumprida. Agora é trabalhar para que o taekwondo seja um sucesso nos Jogos da Juventude”, concluiu a medalhista de bronze em na Olimpíada de Pequim-2008.

Explicação do COB

Competição de judô nos Jogos Escolares da Juventude de 2019, realizado em Blumenau-SC (William Lucas/Inovafoto/COB)
Competição de judô nos Jogos Escolares da Juventude de 2019, realizado em Blumenau-SC (William Lucas/Inovafoto/COB)

O taekwondo volta à competição de base organizada pelo COB após cinco anos de ausência. E, a partir da edição de 2021, os estados passam a ter a autonomia para definirem suas seleções nas modalidades coletivas dos Jogos da Juventude. Portanto, a seleção estadual poderá ser composta por atletas representantes de mais de uma instituição de ensino.

+ CCE reúne grandes nomes nacionais em São Paulo

“Os Jogos da Juventude são a porta de entrada para o caminho olímpico, por isso, o objetivo do COB é realizar um evento com a participação dos melhores atletas da faixa etária Sub-18. A inclusão de modalidades como a ginástica artística masculina e feminina e o taekwondo nos traz excelentes oportunidades no processo de desenvolvimento dos jovens que se destacarem”, destacou Kenji Saito, gerente-executivo de Desenvolvimento Esportivo do COB.  

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

O dirigente do COB explicou ainda que os Jogos da Juventude seguirão o padrão da FIG (Federação Internacional de Ginástica) e da CBG ao considerar a ginástica artística feminina e masculina como modalidades diferentes, pois cada uma tem suas características próprias e aparelhos distintos na competição.

Primeiro passo aos Jogos Olímpicos

Nomes relevantes do esporte brasileiro passaram pelos antigos Jogos Escolares da Juventude, como a campeã olímpica Sarah Menezes e a campeã mundial Mayra Aguiar, ambas do judô, Hugo Calderano, do tênis de mesa, Raulzinho, do basquete, Ana Claudia Lemos, do atletismo, Etiene Medeiros e Leonardo de Deus, da natação, atletas que participaram dos Jogos Olímpicos Rio-2016.

Colaboração OTD

Mais em​ COBTaekwondoGinástica Artística

Em entrevista no tapete vermelho do Hall da Fama, Ricardo Sdei disse o que o público pode esperar da marca em Milão Cortina-2026
A capitã também é a designer oficial dos uniformes da Seleção Brasileira feminina e já tem um esboço para seu novo projeto em 2025
A amapaense Geovanna Igreja competiu nesta quarta-feira (14) no Campeonato Mundial Cadete de Taekwondo 2025, e conseguiu chegar nas quartas de final
Daiane dos Santos, Edinanci Silva, Gustavo Kuerten e Afrânio Costa gravaram suas marcas na história do esporte brasileiro