Arthur Elias, técnico da seleção brasileira feminina de futebol, anunciou nesta terça-feira (13) as 26 convocadas para enfrentar o Japão nos dois amistosos que acontecerão em São Paulo. O evento ocorreu na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro, e teve como principais destaques as voltas das atacantes Marta e Debinha. Os jogos serão realizados na Neo Química Arena, em São Paulo (SP), no dia 30 de maio (sexta-feira), e no estádio municipal Cícero de Souza Marques, na data de 2 de junho (segunda-feira), em Bragança Paulista (SP). Os duelos fazem parte da preparação do Brasil para a Copa América, de 12 julho até 2 de agosto, no Equador.
- Gringos do Minas brilham na abertura do Brasileiro de Inverno
- Vitória Marcelino brilha e Sesi Araraquara se recupera na LBF
- Com Pedro Rodrigues, Brasil terá quatro nas oitavas em Bogotá
- Daiane, Edinaci, Guga e Afrânio entram para o Hall da Fama do COB
- Corinthians atropela Flamengo e deixa tudo igual no playoff
Retorno de Marta e Debinha
Marta foi a principal novidade na lista de convocadas do técnico Arthur Elias. A camisa 10, de 39 anos, atua pelo Orlando Pride e participou da campanha da medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Paris-2024. Considerada uma das melhores jogadoras do mundo na história, a Rainha volta para contribuir com a seleção brasileira. O treinador revelou em coletiva de imprensa que entrou em contato com a craque e ela se colocou à disposição para ajudar nesse processo de transição de gerações.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY
Além dela, o técnico convocou a também experiente Debinha, de 33. Presença frequente em lista de selecionadas pelo Brasil, a jogadora ficou de fora da Olimpíada. Arthur Elias explicou que a ausência se deu por uma falta de adaptação dela ao modelo de jogo projetado para Paris-2024. Ele relatou que o estilo se mantém e espera que agora, com mais tempo, Debinha consiga se adequar. O técnico justificou que ela também ficou fora da lista olímpica por causa do limite de 18 convocadas.
+ SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP
Além dos regressos, Arthur Elias apresentou novidades. Com a lesão da goleira Natascha, do Palmeiras, o treinador chamou Cláudia, do Fluminense. Na defesa, a atração foi a inserção da zagueira Thaís Ferreira, do Corinthians. Entre as laterais, Bruna Calderan, do São Paulo, pela direita, e Fátima Dutra, da Ferroviária, pela esquerda, são as surpresas. No meio-campo, ele chamou Yaya, do Corinthians, e Ana Vitória, do Atlético de Madrid, da Espanha. Para concluir, Dudinha, do São Paulo, e Jhonson, do Corinthians, são as atrações no ataque.
Retrospecto contra o Japão
As japonesas são consideradas uma das potências do futebol feminino. Elas ocupam o quinto lugar no ranking da Federação Internacional de Futebol (FIFA) após conquistarem o título da She Belives, em fevereiro, vencendo as estadunidenses em casa na final. No mês passado, o Brasil venceu também os Estados Unidos. O retrospecto entre as duas seleções é equilibrado. Nas 16 partidas disputadas em décadas de rivalidade, o selecionado brasileiro soma seis vitórias, contra sete triunfos das asiáticas, campeãs mundiais em 2011, e três empates. O último duelo entre as equipes foi na fase de grupos dos Jogos Olímpicos de Paris-2024. Na ocasião, o Brasil saiu em vantagem no marcador, mas tomou a virada nos acréscimos e perdeu por 2 a 1.
Antes da participação na Copa América, no Equador, o Brasil jogará também contra a França, outra potência no futebol feminino, no dia 27 de junho. O amistoso diante das francesas acontecerá no Estádio dos Alpes, em Grenoble, e marcará o primeiro confronto entre os dois países após a vitória histórica das brasileiras pelas quartas de final dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, em agosto. Até então, a seleção verde-amarela nunca tinha vencido as francesas. Gabi Portilho marcou o gol que colocou o Brasil na semifinal da Olimpíada. Antes, o retrospecto era de sete vitórias das europeias e cinco empates. Arthur Elias revelou que o Brasil jogará contra a França já com a lista de convocadas que estarão na Copa América.
Confira as 26 convocadas do Brasil para os amistosos contra o Japão:
Goleiras
- Lorena (Kansas – Estados Unidos)
- Cláudia (Fluminense)
- Camila (Cruzeiro)
Zagueiras
- Tarciane (Lyon – França)
- Isa Haas (Cruzeiro)
- Kaká (São Paulo)
- Mariza (Corinthians)
- Thaís Ferreira (Corinthians)
Laterais:
- Bruna Calderan (São Paulo)
- Fátima Dutra (Ferroviária)
- Yasmim (Real Madrid – Espanha)
- Fê Palermo (Palmeiras)
Meia-campistas
- Duda Sampaio (Corinthians)
- Angelina (Orlando Pride – Estados Unidos)
- Laís Estevam (Palmeiras)
- Yaya (Corinthians)
- Ana Vitória (Atlético de Madrid – Espanha)
Atacantes:
- Marta (Orlando Pride – Estados Unidos)
- Debinha (Kansas – Estados Unidos)
- Gio (Atlético de Madrid – Espanha)
- Jheniffer (Tigres – México)
- Amanda Gutierres (Palmeiras)
- Kerolin (Manchester City – Inglaterra)
- Luany (Atlético de Madrid – Espanha)
- Dudinha (São Paulo)
- Jhonson (Corinthians)