Barcelona goleia e conquista o Espanhol feminino pela 10ª vez

Com o 9 a 0 sobre o Betis e o empate do Real Madrid, o Barcelona conquistou pela 10ª vez o Campeonato Espanhol feminino
Na imagem, jogadoras do Barcelona comemorando a goleada do título do Campeonato Espanhol.

Na 29ª e penúltima rodada do Campeonato Espanhol feminino, o Barcelona goleou o Betis e garantiu o título por antecipação. A equipe catalã ainda contou com um tropeço do Real Madrid em casa e se sagrou campeã nacional pela décima vez. O time blaugrana ainda tem a artilheira e a jogadora com mais assistências da competição.

+ SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP

Nos últimos seis anos, quem é o dono da coroa espanhola no campeonato feminino é o Barcelona. O time não conta com brasileiras no seu elenco, mas possui Alexia Putellas, que foi duas vezes a melhor do mundo e tem 11 assistências no campeonato. Além disso, tem Salma Paruello, Graham Hansen, Irene Paredes, Aitana Bonmatí, Patricia Guijarro e Ona Batlle. Todas fizeram parte da seleção do ano de 2024 no prêmio The Best da FIFA.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOKFACEBOOK E BLUESKY

A atacante Ewa Pajor tem tudo para figurar na lista dos prêmios europeus e internacionais da temporada atual. A polonesa é a artilheira do Espanhol pelo Barcelona, com 23 gols. Na rodada deste domingo (11), o time catalão aplicou uma sonora goleada de 9 a 0 no Betis, fora de casa, com dois gols da principal artilheira. Desse modo, chegou aos 81 pontos e o Real Madrid não o alcança mais com seus 75 pontos. Falando no time da capital, as Merengues empataram com o Tenerife, 1 a 1, jogando em seus domínios.

Entenda a importância

Mas, afinal, se não há brasileiras no Barcelona, por que abordar a conquista catalã? No Real Madrid, as defensoras Antônia e Yasmin fazem parte do elenco vice-campeão. No Atlético de Madrid, que ficou com o terceiro lugar, há a defensora Lauren Leal, a meia Ana Vitória e as atacantes Gio e Luany.

Em 2027, a Copa do Mundo Feminina ocorre no Brasil e essas atletas podem figurar em algum momento de convocações. A Espanha, seleção que convoca algumas das jogadoras do Barcelona, é a atual campeã da Copa e dos Jogos Olímpicos. Então, esse contato próximo das brasileiras pode ter uma importância lá na frente para o técnico Arthur Elias.

Juvenal Dias
Jornalista formado em 2013, mas que atuo desde 2008, quando ingressei na Universidade P. Mackenzie, Trabalhei por seis anos no Diário Lance!. Passei por Punteiro Izquierdo, Surto Olímpico, Torcedores e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo. Entrei no OTD em Abril de 2023.

Mais em​ Futebol

Botafogo vence o Fluminense e se aproxima do G-8 no Brasileirão sub-20. Já Galo e Inter empatam em jogo com três expulsões
Arthur Elias anunciou as 26 convocadas do Brasil para enfrentar o Japão em dois amistosos com destaques para a voltas de Marta e Debinha
Com um desempenho abaixo do feito na primeira fase, a Seleção Feminina parou na defesa aguerrida do Paraguai na estreia da fase final
Amargando a lanterna, as Leoas saíram atrás do placar, mas buscou o empate em 1 a 1 e conquistou seu segundo ponto no campeonato