Na 29ª e penúltima rodada do Campeonato Espanhol feminino, o Barcelona goleou o Betis e garantiu o título por antecipação. A equipe catalã ainda contou com um tropeço do Real Madrid em casa e se sagrou campeã nacional pela décima vez. O time blaugrana ainda tem a artilheira e a jogadora com mais assistências da competição.
+ SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP
Nos últimos seis anos, quem é o dono da coroa espanhola no campeonato feminino é o Barcelona. O time não conta com brasileiras no seu elenco, mas possui Alexia Putellas, que foi duas vezes a melhor do mundo e tem 11 assistências no campeonato. Além disso, tem Salma Paruello, Graham Hansen, Irene Paredes, Aitana Bonmatí, Patricia Guijarro e Ona Batlle. Todas fizeram parte da seleção do ano de 2024 no prêmio The Best da FIFA.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY
A atacante Ewa Pajor tem tudo para figurar na lista dos prêmios europeus e internacionais da temporada atual. A polonesa é a artilheira do Espanhol pelo Barcelona, com 23 gols. Na rodada deste domingo (11), o time catalão aplicou uma sonora goleada de 9 a 0 no Betis, fora de casa, com dois gols da principal artilheira. Desse modo, chegou aos 81 pontos e o Real Madrid não o alcança mais com seus 75 pontos. Falando no time da capital, as Merengues empataram com o Tenerife, 1 a 1, jogando em seus domínios.
Entenda a importância
Mas, afinal, se não há brasileiras no Barcelona, por que abordar a conquista catalã? No Real Madrid, as defensoras Antônia e Yasmin fazem parte do elenco vice-campeão. No Atlético de Madrid, que ficou com o terceiro lugar, há a defensora Lauren Leal, a meia Ana Vitória e as atacantes Gio e Luany.
Em 2027, a Copa do Mundo Feminina ocorre no Brasil e essas atletas podem figurar em algum momento de convocações. A Espanha, seleção que convoca algumas das jogadoras do Barcelona, é a atual campeã da Copa e dos Jogos Olímpicos. Então, esse contato próximo das brasileiras pode ter uma importância lá na frente para o técnico Arthur Elias.