A seleção brasileira chegou em Cartagena, na Colômbia, nesta terça-feira (25) para a disputa do Sul-Americano Sub-17. O Brasil defende o posto de atual campeão, após o título conquistado em 2023, no Equador. Além de buscar o título, almeja a vaga para a Copa do Mundo da categoria.
O Brasil enfrenta o Uruguai em sua estreia na sexta-feira (28), às 21h (de Brasília), no Estádio Olímpico Jaime Morón León. A equipe iniciou a preparação para o torneio na Granja Comary, na região serrana do Rio de Janeiro, onde estava concentrada desde o dia 10 de março. Na madrugada de terça-feira (25), embarcou rumo à Colômbia.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY
Encontro com o futuro
No domingo (23), jogadores e integrantes da comissão técnica da seleção principal se reuniram com os atletas da sub-17. Marquinhos, Endrick, Estêvão, o técnico Dorival Júnior, o coordenador executivo geral das Seleções Masculinas, Rodrigo Caetano, e o gerente Cícero Souza destacaram o valor da competição.
Campeão do Sul-Americano sub-17 em 2011, o zagueiro Marquinhos lembrou de sua conquista. “É uma memória maravilhosa e marcou o meu começo na seleção. Peço para vocês que desfrutem muito deste momento maravilhoso e muito importante na vida de cada um. É uma oportunidade única que abrir portas. Que vocês consigam fazer uma boa competição e trazer esse título, que foi muito importante para mim e com certeza também vai ser para vocês”.
Endrick e Estêvão
Já Endrick e Estêvão destacaram o quão rápido a subida de categoria pode acontecer. “Eu e Estêvão estávamos na sub-17 e, num piscar de olhos, fomos para a principal. Venho desde a sub-15, então é um feito grande para mim, e nunca me esqueço de onde Deus me tirou. Nunca se esqueçam das suas raízes, tenham sempre respeito um com o outro e estejam sempre com o sorriso no rosto. Que vocês possam ser campeões e possam um dia estar na principal”, disse Endrick.
Estêvão acrescentou: “desfrutem, vocês estão na seleção brasileira, é uma honra, como para a gente aqui quanto para vocês, é algo único na carreira. Foi uma oportunidade para entrar no profissional do Palmeiras através de uma competição de base. Divirtam-se, com responsabilidade, e tudo vai dar certo”.
Incentivo e agradecimento
Dorival Júnior exaltou a oportunidade que está à frente dos atletas da seleção e a relevância de se jogar em equipe para conquistar o Sul-Americano sub-17 . “Tenho certeza de que se prepararam muito para vivenciar um momento muito importante da carreira de vocês. Joguem como uma equipe. Àqueles que não iniciarem, sintam-se tão importantes quanto os titulares, porque poderão ser decisivos no momento mais importante da competição. Se estiverem preparados, a oportunidade irá acontecer. Um beijo no coração de todos, muita luz no caminho de vocês e estaremos aqui na torcida por todos”, disse.
O capitão, Zé Lucas, e o treinador da seleção sub-17, Dudu Patetuci, agradeceram as palavras de incentivo. “Quero agradecer a todos vocês pelo apoio, pela torcida. Podem ter certeza que vamos trabalhar muito e lutar até o fim, para defender esse título e trazê-lo para o Brasil novamente”, disse Zé Lucas. “Queria agradecer a disponibilidade de fazerem essa vídeo-chamada conosco. A gente fica muito grato com essa interação, que é muito importante para os atletas das divisões de base. Ter esse apoio de vocês é de grande valia para nós”, falou Dudu Patetuci.