Atrás do bi, seleção sub-17 já está na Colômbia para o Sul-Americano

Atual campeão, time estreia contra o Uruguai nesta sexta-feira também em busca de vaga no Mundial. Antes de viajar, a delegação recebeu a visita de atletas e do treinador da seleão principal, Dorival Júnior

A seleção brasileira chegou em Cartagena, na Colômbia, nesta terça-feira (25) para a disputa do Sul-Americano Sub-17. O Brasil defende o posto de atual campeão, após o título conquistado em 2023, no Equador. Além de buscar o título, almeja a vaga para a Copa do Mundo da categoria.

O Brasil enfrenta o Uruguai em sua estreia na sexta-feira (28), às 21h (de Brasília), no Estádio Olímpico Jaime Morón León. A equipe iniciou a preparação para o torneio na Granja Comary, na região serrana do Rio de Janeiro, onde estava concentrada desde o dia 10 de março. Na madrugada de terça-feira (25), embarcou rumo à Colômbia.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOKFACEBOOK E BLUESKY

Encontro com o futuro

No domingo (23), jogadores e integrantes da comissão técnica da seleção principal se reuniram com os atletas da sub-17. Marquinhos, Endrick, Estêvão, o técnico Dorival Júnior, o coordenador executivo geral das Seleções Masculinas, Rodrigo Caetano, e o gerente Cícero Souza destacaram o valor da competição.

Campeão do Sul-Americano sub-17 em 2011, o zagueiro Marquinhos lembrou de sua conquista. “É uma memória maravilhosa e marcou o meu começo na seleção. Peço para vocês que desfrutem muito deste momento maravilhoso e muito importante na vida de cada um. É uma oportunidade única que abrir portas. Que vocês consigam fazer uma boa competição e trazer esse título, que foi muito importante para mim e com certeza também vai ser para vocês”.

Endrick e Estêvão

Já Endrick e Estêvão destacaram o quão rápido a subida de categoria pode acontecer. “Eu e Estêvão estávamos na sub-17 e, num piscar de olhos, fomos para a principal. Venho desde a sub-15, então é um feito grande para mim, e nunca me esqueço de onde Deus me tirou. Nunca se esqueçam das suas raízes, tenham sempre respeito um com o outro e estejam sempre com o sorriso no rosto. Que vocês possam ser campeões e possam um dia estar na principal”, disse Endrick.

Estêvão acrescentou: “desfrutem, vocês estão na seleção brasileira, é uma honra, como para a gente aqui quanto para vocês, é algo único na carreira. Foi uma oportunidade para entrar no profissional do Palmeiras através de uma competição de base. Divirtam-se, com responsabilidade, e tudo vai dar certo”.

Incentivo e agradecimento

Dorival Júnior exaltou a oportunidade que está à frente dos atletas da seleção e a relevância de se jogar em equipe para conquistar o Sul-Americano sub-17 . “Tenho certeza de que se prepararam muito para vivenciar um momento muito importante da carreira de vocês. Joguem como uma equipe. Àqueles que não iniciarem, sintam-se tão importantes quanto os titulares, porque poderão ser decisivos no momento mais importante da competição. Se estiverem preparados, a oportunidade irá acontecer. Um beijo no coração de todos, muita luz no caminho de vocês e estaremos aqui na torcida por todos”, disse.

O capitão, Zé Lucas, e o treinador da seleção sub-17, Dudu Patetuci, agradeceram as palavras de incentivo. “Quero agradecer a todos vocês pelo apoio, pela torcida. Podem ter certeza que vamos trabalhar muito e lutar até o fim, para defender esse título e trazê-lo para o Brasil novamente”, disse Zé Lucas. “Queria agradecer a disponibilidade de fazerem essa vídeo-chamada conosco. A gente fica muito grato com essa interação, que é muito importante para os atletas das divisões de base. Ter esse apoio de vocês é de grande valia para nós”, falou Dudu Patetuci.

André Rossi
Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu ‘in loco’ os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, os Olímpicos de Paris, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e de Santiago

Mais em​ Futebol

Corinthians ganha do Santos por 3 a 0 e assume liderança do Paulistão Feminino. Palmeiras e Taubaté também venceram nesta quarta-feira (14)
O Vasco foi o destaque da rodada desta quarta-feira do Brasileiro Sub-20 ao vencer o Fortaleza por 4 a 2 e entrar no G-8 da competição
Botafogo vence o Fluminense e se aproxima do G-8 no Brasileirão sub-20. Já Galo e Inter empatam em jogo com três expulsões
Arthur Elias anunciou as 26 convocadas do Brasil para enfrentar o Japão em dois amistosos com destaques para a voltas de Marta e Debinha