O Palmeiras conquistou sua segunda vitória na Libertadores Sub-20 de futebol masculino. Nesta quinta-feira (6), os Crias da Academia venceram fácil o Cerro Porteño pela segunda rodada do grupo C. O placar de 3 a 0 acabou manchado por atos racistas vindos da arquibancada.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY
Caso de racismo
Mais uma vez um caso de racismo foi registrado em competições organizadas pela Conmebol. Após os 30 minutos do segundo tempo, os jogadores Figueiredo e Luighi foram alvos de ofensas raciais por parte da torcida do Cerro Porteño no momento em que saíam de campo após serem substituídos. Em um dos casos, a transmissão do SporTV recuperou a imagem em que um torcedor paraguaio, com uma criança no colo, imita um macaco.
Na partida entre Cerro Porteño e Palmeiras, pela Libertadores Sub-20, Figueiredo e Luighi sofreram com gestos racistas e falas vindos da arquibancada. pic.twitter.com/pQp7XrqonN
— ge (@geglobo) March 6, 2025
Classificação antecipada
Mesmo com uma rodada para disputar pela fase de grupos, o Palmeiras já está garantido na semifinal da Libertadores sub-20. Com a vitória desta noite, o Verdão se isolou na liderança do grupo C com 6 pontos. No outro duelo da chave, Blooming e Independiente Del Valle empataram em 0 a 0 e somam apenas 1 ponto na terceira e quarta posições. Dessa forma, somente o Cerro Porteño, segundo colocado com 3 pontos, pode igualar a pontuação do alviverde na última rodada. Contudo, ficaria atrás porque o primeiro critério de desempate é o confronto direto.
Resumo do jogo
O Verdão resolveu a partida logo nos primeiros minutos. Aos 5, Riquelme Fillipi e Erick Belé combinaram uma tabela pela esquerda e o camisa 7 alviverde bateu cruzado rasteiro para abrir o placar. A pressão alviverde seguiu e o 2 a 0 veio aos 13 minutos, com Belé aproveitando rebote do goleiro paraguaio. Depois de se colocar em vantagem, o time palestrino esfriou a partida, mas seguiu criando chances.
O Palmeiras retornou para o segundo tempo com a mesma tônica. Embora o Cerro tenha chegado em algumas oportunidades, foi o time brasileiro que esteve mais perto de balançar as redes. E isso aconteceu aos 32 minutos, quando Riquelme Fillipi arrancou sozinho no contra-ataque e ludibriou o goleiro forjando chute antes de fazer o 3 a 0.