Fifa anuncia Mundial de Clubes para 2028 e cria “intercontinental”

Previsto para 2026, Fifa confirma adia primeiro Mundial Clubes feminino para 2028 e cria torneio intercontinental de 2026 a 2029

A Fifa (Federação Internacional de Futebol) anunciou a criação de duas novas competições internacionais para o futebol de clubes femininos. A primeira delas é o Campeonato Mundial de Clubes Feminino, que terá sua primeira edição realizada em 2028. A segunda é a Copa das Campeãs, que ocorrerá anualmente a partir de 2026. As sedes de ambas as competições ainda não foram definidas.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOKFACEBOOK E BLUESKY

Os anúncios aconteceram nesta quarta-feira (5), após o Conselho da Fifa aprovar as decisões. Anteriormente, a primeira edição do Mundial de Clubes estava prevista para 2026. No entanto, de acordo com a entidade, a estreia do evento foi adiada para ter mais tempo de organizar o torneio junto com federações, clubes e patrocinadores para que a competição fosse realmente global.

Como irá funcionar a Copa das Campeãs?

A Copa das Campeãs de futebol feminino deve ocorrer anualmente até 2029 e vai contar com os seis clubes, os campeões de cada federação continental. O formato de disputa é semelhante ao Intercontinental masculino, que estreou no fim do ano passado. As semifinais da edição de 2026 estão marcadas para o dia 28 de janeiro e a final para o dia 1º de fevereiro. A sede será em um país da América do Sul, América do Norte ou Europa. 

O formato de disputa conta com três fases. A primeira rodada vai contar com as campeãs da Ásia (AFC) e da Oceania (OFC) se enfrentando para enfrentar o clube campeão da África (CAF) na segunda rodada. Quem sair dessa chave entrará no Final Tour e vai encarar a campeã da Europa (Uefa). A outra semifinal será entre a América do Sul (Conmebol) e América Norte, Central e Caribe (Concacaf).

Como irá funcionar o Mundial de Clubes de 2028?

A primeira edição do Mundial de Clubes de futebol feminino contou com 16 equipes. A data e sede do torneio ainda não foram definidas.  Vale lembrar que o evento está marcado para o mesmo ano dos Jogos Olímpicos de Los Angeles. Dessa forma, é provável que o tema entre em discussões por conta do calendário inchado para as jogadoras.

Das 16 vagas no Mundial de Clubes, três delas serão definidas em uma repescagem com seis equipes de cada federação chamada de play-in. As outras 13 serão divididas em Ásia, África, Concacaf e Conmebol com duas vagas, enquanto a Uefa terá direito a cinco representantes. A Fifa ainda vai definir quais times participarão. 

  

Adielson de Barros
Jornalista recifense formado na Faculdade Boa Viagem apaixonado por futebol e grandes histórias. Trabalhando no movimento olímpico e paralímpico desde 2022.

Mais em​ Futebol

Brasil goleia o Peru por 4 a 0, vence a primeira no hexagonal final e se mantém forte na briga pelo título do Sul-Americano Sub-17 de futebol feminino
No duelo entre os dois melhores colocados do Brasileiro Sub-20, Palmeiras bate Athletico-PR e se isola na liderança; Flamengo bate São Paulo
Em primeira vitória da equipe no Paulistão Feminino 2025, São Paulo ganha do Red Bull Bragantino fora de casa por 3 a 0
Corinthians ganha do Santos por 3 a 0 e assume liderança do Paulistão Feminino. Palmeiras e Taubaté também venceram nesta quarta-feira (14)