Mundo do esporte em luto por Pelé

Atletas de diversos esportes prestam homenagens ao Rei Pelé através das redes sociais

Nesta quinta-feira (29), o mundo esportivo perdeu um gigante. Pelé, o Atleta do Século e Rei do Futebol, faleceu em São Paulo aos 82 anos. O maior jogador de futebol de todos os tempos recebeu diversas homenagens de outras feras do esporte nacional e internacional.

Paulo Wanderley, Presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB), lamenta a perda do maior atleta de todos os tempos. “Pelé sempre foi e sempre será um ídolo máximo do esporte brasileiro, uma inspiração para todos os atletas. O legado que ele deixou por todos esses anos transcende gerações e modalidades. Além de ser um gênio com a bola nos pés, Pelé sempre foi um grande entusiasta do esporte olímpico. Temos que agradecê-lo e reverenciá-lo por tudo que ele fez pelo Brasil. É uma perda irreparável”, disse.

Já o Comitê Paralímpico do Brasil (CPB), lembrou do apoio do Rei no época do início do Comitê, quando Pelé era Ministro do Esporte. A entidade postou uma foto dele comemorando uma medalha com Ádria dos Santos na Paralimpíada de Atlanta-1996.

Nova ministra do Esporte relembra Pelé

Pelé foi o primeiro ministro do Esporte do Brasil, nomeado em 1995 pelo presidente Fernando Henrique Cardoso. No mesmo dia da morte do Rei, a medalhista olímpica Ana Moser foi anunciada para retomar o posto, após a pasta ficar quatro anos sem status de Ministério. “Em meio a tristeza, fica a admiração e o respeito pelo atleta do século, o rei do futebol e pelo cidadão que deu sua contribuição para a sociedade, que representou a qualidade e a força do povo brasileiro”, disse a futura ministra.

Rainhas saúdam o Rei

O Rei recebeu mensagens de carinho de duas Rainhas do esporte. Hortência postou uma foto de seu casamento, que teve Pelé como padrinho, e escreveu: “Sabemos que um dia todos nós iremos, mas os nossos ídolos não. Eles são eternos e vc Pelé estará sempre na nossa lembrança”. Já a craque Marta postou: “Meu Rei, Nosso Rei…! Muito Obrigada!!! Você mostrou, ou melhor, ensinou com arte e maestria, ao mundo, o poder, único, e de escala global, de fomento, mobilização e engajamento do nosso tão amado esporte! Pelo seus pés, fomos e continuaremos sendo abençoados pela sua Arte! Te amo, Rei!”.

Já Oscar Schmidt declarou que o futebol não será mais o mesmo. “Algumas pessoas personificam um esporte e quando elas vão embora, parte desse esporte vai junto com elas”, postou o maior cestinha da história.

O atual camisa 10 da seleção brasileira, Neymar, relembrou da importância do número no futebol após Pelé. “Antes de Pelé, 10 era apenas um número”, disse o atacante do Brasil na última Copa.

Repercussão internacional

A passagem de um grande ídolo mundial repercutiu em todos os continentes. Tomas Bach, presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), lamentou a morte do Rei Pelé. “O mundo perde um grande ídolo do esporte”.

Craques do futebol também homenagearam o ídolo. Dentre eles, nomes como Messi, Cristiano Ronaldo, Mbappé, Megan Rapinoe, Iniesta, Javier Zanetti. Gigantes de outros esportes também prestaram homenagens como o velocista Usain Bolt, os tenistas Rafael Nadal, Roger Federer e Billie Jean King, o judoca Teddy Rinner e a ginasta Nadia Comaneci.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Gabriel Gentile
Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em​ Futebol

Corinthians ganha do Santos por 3 a 0 e assume liderança do Paulistão Feminino. Palmeiras e Taubaté também venceram nesta quarta-feira (14)
O Vasco foi o destaque da rodada desta quarta-feira do Brasileiro Sub-20 ao vencer o Fortaleza por 4 a 2 e entrar no G-8 da competição
Botafogo vence o Fluminense e se aproxima do G-8 no Brasileirão sub-20. Já Galo e Inter empatam em jogo com três expulsões
Arthur Elias anunciou as 26 convocadas do Brasil para enfrentar o Japão em dois amistosos com destaques para a voltas de Marta e Debinha