NWSL anuncia retomada do futebol profissional para junho

Liga dos Estados Unidos, onde jogam Marta e Debinha, marca data para a bola rolar na NWSL Challenge Cup

A NWSL (Liga de futebol feminino dos Estados Unidos) anunciou nesta quarta-feira (27) a data de abertura da NWSL Challenge Cup 2020, torneio que marcará o retorno do futebol feminino no país após a parada por conta da pandemia do novo coronavírus. A competição terá 25 jogos ao todo, se iniciará no dia 27 de junho e terminará em 26 de julho.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NOINSTAGRAM E NO FACEBOOK

A NWSL Challenge Cup será a primeira competição organizada pela NWSL desde o Campeonato Nacional de 2019, que teve como campeão o North Carolina Courage, time onde joga a brasileira Debinha. Ela é única representante do país na liga americana além da rainha Marta, que atua pelo Orlando Pride.

A NWSL (Liga de futebol feminino dos Estados Unidos) anunciou a data de abertura da NWSL Challenge Cup, torneio que marcará o retorno do futebol no país coronavírus
North Carolina Courage, da brasileira Debinha, foi o campeão dos EUA em 2019. Nenhuma outra competição ocorreu desde então por conta do coronavírus (Instagram/debinhaa7)

Os nove times da NWSL disputarão quatro jogos cada e os oito primeiros se classificarão para a fase mata-mata. As semifinais e as finais acontecerão na cidade de Sandy, no estado de Utah. Nenhuma partida contará com a presença de público nos estádios. A rede de televisão americana CBS, entretanto, transmitirá os confrontos em seus canais.

“À medida em que o nosso país começa a se reabrir e se ajustar a essa nova realidade trazida pelo coronavírus, e com o apoio total de jogadoras e parceiros comerciais, a NWSL está entusiasmada em trazer o futebol profissional de volta aos Estados Unidos,” declarou a comissária da liga Lisa Baird.

Volta aos treinos em fases

A NWSL já havia anunciado na segunda (25) que todos os clubes podem avançar para a fase dois do retorno das atividades. Nela, as equipes foram liberadas para realizar treinamento em grupos pequenos, de acordo com as diretrizes descritas pela força-tarefa médica da liga no “Protocolo de Fase de Retorno ao Jogo”, sujeito a estado e local requisitos governamentais.

Depois da liga vetar que os times realizassem treinamentos coletivos, o comunicado desta semana foi divulgado com alegria, sempre priorizando a saúde de cada região.

Todos os grupos durante a fase dois não devem exceder oito jogadoras. Antes de entrar em uma instalação, todos as atletas devem concluir uma avaliação pré-treinamento (PTA) e realizar uma avaliação diária dos sintomas e da temperatura. 

A partir de sábado (30), os times da NWSL poderão progredir para a fase três. Nesta parte do projeto de retomada das atividades, as equipes poderão realizar treinamento com a equipe completa, desde que cinco dias cumprindo a fase dois tenham sido concluídos. Sempre levando em consideração que os treinamentos não violem as restrições estaduais ou locais aplicáveis.

Colaboração OTD

Mais em​ Futebol

Brasil goleia o Peru por 4 a 0, vence a primeira no hexagonal final e se mantém forte na briga pelo título do Sul-Americano Sub-17 de futebol feminino
No duelo entre os dois melhores colocados do Brasileiro Sub-20, Palmeiras bate Athletico-PR e se isola na liderança; Flamengo bate São Paulo
Em primeira vitória da equipe no Paulistão Feminino 2025, São Paulo ganha do Red Bull Bragantino fora de casa por 3 a 0
Corinthians ganha do Santos por 3 a 0 e assume liderança do Paulistão Feminino. Palmeiras e Taubaté também venceram nesta quarta-feira (14)