NWSL libera equipes para novas fases de treinamento

Liga em que jogam Marta e Debinha segue seu protocolo para a retomada gradual das atividades

A NWSL (Liga de futebol feminino dos Estados Unidos) anunciou nesta segunda-feira (25) que todos os clubes podem avançar para a fase dois do retorno das atividades. Nesta fase, as equipes podem realizar treinamento em grupos pequenos, de acordo com as diretrizes descritas pela força-tarefa médica da liga no “Protocolo de Fase de Retorno ao Jogo”, sujeito a estado e local requisitos governamentais.

Depois da liga vetar que os times realizassem treinamentos coletivos, o comunicado desta semana foi divulgado com alegria, sempre priorizando a saúde de cada região.

“Seguindo a orientação de nossos consultores médicos, a NWSL tem o prazer de dar os próximos passos para retornar com segurança à competição”, disse a comissária da liga Lisa Baird.

Como será a fase dois

Todos os grupos durante a fase dois não devem exceder oito jogadoras. Antes de entrar em uma instalação, todos as atletas devem concluir uma avaliação pré-treinamento (PTA) e realizar uma avaliação diária dos sintomas e da temperatura. 

No treinamento para pequenos grupos, os clubes da NWSL podem usar salas de musculação, salas de treinamento e salas de reunião. Os funcionários essenciais autorizados nesta fase são treinadores, preparadores físicos, cientistas esportivos, médicos de equipes e gerentes de equipamentos. 

Debinha - North Carolina Courage
Debinha foi campeã da NWSL na última temporada
(Foto: Reprodução NWSL)

Todos as jogadoras e membros da equipe devem fazer um teste de reação em cadeia da polimerase do antígeno (PCR) e um teste de anticorpos (IgG) antes de estarem presentes em qualquer treinamento de grupo.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NOINSTAGRAM E NO FACEBOOK

A partir de sábado (30), os times da NWSL poderão progredir para a fase três. Nesta parte do projeto de retomada das atividades, as equipes poderão realizar treinamento com a equipe completa, desde que cinco dias cumprindo a fase dois tenham sido concluídos. Sempre levando em consideração que os treinamentos não violem as restrições estaduais ou locais aplicáveis.

Nas fases dois e três, as jogadoras devem chegar com seus equipamentos de treinamento e usar máscaras ao chegar e sair da instalação. Garrafas de água compartilhadas não serão permitidas e os funcionários farão uma limpeza completa após o uso de cada grupo pelas instalações.

Os seguintes princípios se aplicam a todas as fases do protocolo de retorno ao jogo da NWSL:

  • Toda atividade deve seguir os mandatos estaduais e municipais e das agências de saúde
  • Cada equipe deve ter a aprovação de sua equipe médica para avançar para a próxima fase
  • As equipes devem limitar o pessoal ao mínimo essencial necessário para conduzir cada fase do treinamento e da competição
  • As jogadoras serão submetidas a uma triagem diária dos sintomas antes de entrar nas instalações da equipe
  • Jogadoras que estão realizando a auto-quarentena por qualquer motivo não podem treinar com outras pessoas ou nas instalações da equipe
  • Jogadoras, treinadores e funcionários que estão doentes ou têm contato próximo com pessoas doentes devem informar o responsável médico certificado da equipe, ficar em casa e não participar do treinamento.
  • Todas as pessoas devem praticar uma boa higiene das mãos e evitar tocar o rosto, o nariz e os olhos com as mãos o máximo possível
  • Todas as instalações e salas utilizadas estão sujeitas às normas da NWSL para limpeza, desinfecção e saneamento
  • Todo o pessoal da instalação, serviço de limpeza e equipe de campo será programado para evitar o contato com jogadores e equipe essencial

O “Protocolo faseado de retorno ao jogo” detalha as diretrizes de saúde e segurança e a liga continuará a controlar a progressão em cada fase.

Colaboração OTD

Mais em​ Futebol

Corinthians ganha do Santos por 3 a 0 e assume liderança do Paulistão Feminino. Palmeiras e Taubaté também venceram nesta quarta-feira (14)
O Vasco foi o destaque da rodada desta quarta-feira do Brasileiro Sub-20 ao vencer o Fortaleza por 4 a 2 e entrar no G-8 da competição
Botafogo vence o Fluminense e se aproxima do G-8 no Brasileirão sub-20. Já Galo e Inter empatam em jogo com três expulsões
Arthur Elias anunciou as 26 convocadas do Brasil para enfrentar o Japão em dois amistosos com destaques para a voltas de Marta e Debinha