Pela primeira vez um homem brasileiro participou das finais do snowboard cross em um Campeonato Mundial. Noah Bethonico competiu nesta sexta-feira (28) no último dia da competição em Engadin, na Suíça. Ele terminou a prova na 31ª colocação, após ficar em quarto lugar na sua bateria das oitavas de final.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY
“Estou muito feliz de ter me qualificado para competir nas finais. Muito feliz e muito contente, porque foi a primeira vez que me classifiquei através da qualificatória. Estou lutando muito nessa temporada e finalmente a hora chegou”, afirmou Noah após garantir o seu melhor resultado em Mundiais. No geral, o melhor resultado brasileiro na prova é de Isabel Clark, com um 12º lugar no Mundial de 2001. Ela já ficou cinco vezes no top-20 da competição. Agora, Noah consegue a melhor colocação de um brasileiro no masculino.
As finais
Noah Bethonico entrou na última bateria das oitavas de final. O brasileiro chegou a brigar pela terceira colocação com o tcheco Krystof Choura, mas terminou para trás no trecho final da pista. Noah foi o quarto a cruzar a linha de chegada, apenas 0s46 atrás do autríaco Jakob Dusek que venceu a bateria.
Na final, a medalha de ouro ficou com o canadense Elito Gondin. Ele é o atual vice-campeão olímpico e faturou o seu primeiro título mundial. O francês Loan Bozzolo ficou em segundo lugar e o bronze foi para o austríaco Alessandro Haemmerle. Jakob Dusek, que venceu a bateria de Noah, terminou na quarta posição. Na versão feminina da prova, deu Itália, com vitória de Michela Moioli. Campeã olímpica em 2018, ela já tinha seis medalhas de Campeonato Mundial, mas ainda não tinha um ouro. Prata para a britânica Charlotte Bankes, enquanto o bronze ficou com a francesa Julia Pereira.