Brasil conquista sua primeira vitória no curling na história olímpica

Brasil vence a Alemanha em Gangwon-2024 e conquista sua primeira vitória no curling em Jogos Olímpicos

O Brasil segue fazendo uma participação histórica nos Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude de Gangwon-2024. Depois de conquistar uma inédita medalha no snowboard, o país obteve sua primeira vitória no curling na história olímpica. O feito veio com a equipe mista, formada por Pedro Ribeiro, Julia Gentile, Guilherme Melo e Rafaela Ladeira, que venceu a Alemanha por 6 a 4, de virada, na madrugada desta segunda-feira (22).

Foi uma partida de quebra de barreiras para o curling brasileiro, que acumulava 15 derrotas em 15 jogos em Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude, incluindo três em Gangwon-2024. Nunca o país havia jogado oito ends em uma partida, nunca havia marcado mais do que três pontos e nunca havia vencido mais do que dois ends (foram quatro na vitória contra os alemães). Somado a tudo isso, a equipe brasileira ainda anotou uma grande virada para obter a vitória.

A Alemanha saiu em vantagem ao vencer os dois primeiros ends da partida, com um ponto em cada um deles. O Brasil conseguiu a reação nos dois ends seguintes, deixando o placar empatado em 2 a 2. A Alemanha voltou a fazer um ponto no quinto end, mas o time verde-amarelo tratou de passar a frente na sequência, com dois pontos no sexto end. Os alemães ainda empataram o duelo no sétimo end, mas os brasileiros fizeram um oitavo end perfeito e decretaram a vitória em 6 a 4.

“Estamos muito orgulhosos de representar o Brasil no curling, conseguir colocar em prática tudo que nós treinamos”, contou Guilherme. “Nosso time é um dos times mais novos dos que estão jogando aqui. Inclusive, o Pedro é o capitão mais novo entre todos os países. Obrigado a todos por acreditarem na gente, no nosso potencial e fazer real essa experiência que estamos vivendo”, afirmou Rafaela.

Situação em Gangwon

Curling do Brasil nos Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude de Gangwon-2024
(Foto: International Olympic Committee/Wander Roberto)

Esta é a terceira participação do Brasil no curling em Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude, depois de Lillehammer-2016 e Lausanne-2020. Em Gangwon-2024, o país já havia perdido para Coreia do Sul (17 a 1), Canadá (14 a 0) e Dinamarca (10 a 1). Com a vitória diante da Alemanha, o Brasil deixou a lanterna isolada do grupo B e, assim, aparece na sexta colocação, empatado com a própria Alemanha e a Coreia do Sul.

Pedro Ribeiro, Julia Gentile, Guilherme Melo e Rafaela Ladeira ainda voltarão a jogar mais três vezes na primeira fase. O próximo compromisso será contra a Suíça, nesta segunda-feira (22), às 22h (horário de Brasília). Depois, jogará contra a Itália, nesta terça-feira (23), às 6h, e, por fim, duelará contra a Grã-Bretanha às 1h da quarta-feira. Oito equipes compõem o grupo, mas somente os três primeiros colocados avançam de fase.

Wesley Felix
Paulistano de 23 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri a Universíade de Chengdu, o Pan de Santiago-2023, a Olimpíada de Paris-2024 e a Paralimpíada de Paris-2024.

Mais em​ Gangwon 2024Esportes de Gelo

Arthur Alcorte tem a melhor pontuação do dia e lidera a Mexico Cup de patinação artística após o programa curto masculino
Em entrevista no tapete vermelho do Hall da Fama, Ricardo Sdei disse o que o público pode esperar da marca em Milão Cortina-2026
Edson Bindilatti, Edson Martins, Rafael Souza e Erick Vianna terminaram o Mundial de bobsled com melhor resultado da história do Brasil na modalidade
Edson Bindilatti, Edson Martins, Rafael Souza e Erick Vianna estão em 16º lugar no four-man no Mundial de bobsled após duas descidas