Gaia Brunello faz estreia na Copa do Mundo de biatlo

Com participação no sprint feminino na Noruega, Gaia Brunello colocou o Brasil de volta na Copa do Mundo de biatlo

Após 11 anos, o Brasil está de volta à elite mundial do biatlo de inverno. Desde 2014, quando Jaqueline Mourão era a nossa representante, que o país não tinha uma atleta disputando a Copa do Mundo da modalidade. Nesta sexta-feira (21), Gaia Brunello participou pela primeira vez de uma prova no principal circuito internacional do biatlo. Ela disputou o sprint na etapa de Oslo, na Noruega, e terminou na 107ª colocação, entre 115 atletas.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOKFACEBOOK E BLUESKY

Após fazer uma boa participação no Campeonato Mundial, com direito a uma prova perfeita nos tiros, Gaia Brunello tem sofrido para repetir o mesmo nível de performance nas suas últimas competições e o mesmo se repetiu na prova de hoje.

Na disputa do sprint feminino de 7,5km, as atletas percorrem três voltas em um circuito de 2,5km, com duas passagens pelo estande de tiros, tendo que percorrer 150m a mais a cada erro. Gaia teve problemas na sua primeira série de tiros, acertando apenas dois dos seus cinco alvos. Na segunda volta, a brasileira até conseguiu uma passagem limpa, sem cometer erros, mas ficou longe das primeiras posições. Gaia Brunello terminou a prova com um tempo total de 25min24s9, na 107ª posição.

A alemã Franziska Preuß, atual vice-campeã mundial da prova, levou a medalha de ouro em Oslo. Sem cometer erros no tiro, a atleta germânica completou a prova em 20min57s2. A francesa Lou Jeanmonnot ficou em segundo lugar com 20min57s4. Por fim, o bronze foi para a finlandesa Suvi Minkkinen com 21min19s1.

Gabriel Gentile
Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em​ Esportes de Inverno

Em entrevista no tapete vermelho do Hall da Fama, Ricardo Sdei disse o que o público pode esperar da marca em Milão Cortina-2026
Em sua terceira competição pelo Brasil, Livia Schuler marcou o tempo de 1:41.05 na qualificatória do Snowboard Cross no Mundial Júnior
Bruno Aguiar Valadão fez primeira temporada no luge na França e pretende dar mais visibilidade à modalidade no Brasil
Noah Bethonico encerra temporada da Copa do Mundo de snowboard cross com mais um top-50 em Mount St. Anne, no Canadá