Cristian Ribera é o primeiro brasileiro a ganhar o Globo de Cristal

Cristian Ribera venceu sprint na Copa do Mundo de paraesqui cross-country na Noruega e conquistou o Globo de Cristal com uma prova de antecedência

Um sábado histórico para os esportes de inverno no Brasil. Cristian Ribera se tornou o primeiro atleta do país ao conquistar o Globo de Cristal, troféu dado ao campeão geral da temporada das Copas do Mundos dos principais esportes de neve e gelo. Faltando ainda mais uma prova para o final do circuito do paraesqui cross-country, o rondoniense confirmou o título geral com antecedência após vencer o sprint da etapa de Steinkjer, na Noruega.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOKFACEBOOK E BLUESKY

Sem alguns dos seus principais concorrentes, Cristian Ribera dominou a disputa do sprint na Noruega. Ele foi o mais rápido nas eliminatórias, com um tempo de 2min08s83. Na semifinal, novamente o brasileiro venceu sua bateria, com 2min21s00.

Na grande final, Cristian Ribera foi o primeiro a cruzar a linha de chegada, em 2min15s57. O ucraniano Oleksandr Aleksyk levou a prata com 2min22s21, enquanto o bronze foi para o cazaque Yerbol Khamitov, com 2min23s16.

Com os pontos conquistados no sprint em Steinkjer, Cristian Ribera está com 800 pontos na liderança do ranking geral da Copa do Mundo de paraesqui cross-country na classe sitting e não pode mais ser ultrapassado. O segundo colocado da lista é o chinês Mao Zhongwu, com 637, seguido por Yerbol Khamitov, com 613. Como o medalhista de ouro de cada prova ganha 100 pontos, Cristian garante o Globo de Cristal com uma prova de antecedência. O brasileiro fecha o circuito neste domingo (2) com a disputa dos 5km na Noruega.

É a primeira vez que um atleta do Brasil conquista um Globo de Cristal em qualquer esporte de inverno. Lucas Pinheiro Braathen já ganhou o troféu pelo slalom da temporada 2022/2023 da Copa do Mundo de esqui alpino, mas na época ele ainda competia pela Noruega.

Gabriel Gentile
Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em​ Esportes de Inverno

Em sua terceira competição pelo Brasil, Livia Schuler marcou o tempo de 1:41.05 na qualificatória do Snowboard Cross no Mundial Júnior
Bruno Aguiar Valadão fez primeira temporada no luge na França e pretende dar mais visibilidade à modalidade no Brasil
Noah Bethonico encerra temporada da Copa do Mundo de snowboard cross com mais um top-50 em Mount St. Anne, no Canadá
Noah Bethonico ficou em 46º lugar na primeira prova da Copa do Mundo de Snowboard Cross em Mount St. Anne no Canadá