Lucas Koo faz melhor marca da carreira nos 500m do Mundial Jr

O brasileiro Lucas Koo está nas quartas de final na prova dos 500m do Campeonato Mundial Júnior 2025 de patinação de velocidade com recorde pessoal

Lucas Koo está nas quartas de final na prova dos 500m do Campeonato Mundial Júnior 2025 de patinação de velocidade. E ele conquistou essa vaga de forma histórica ao registrar a sua melhor marca da carreira na segunda das duas vezes que entrou na pista em Calgary, no Canadá, nesta quinta-feira (27). O brasileiro concluiu o trajeto em 41s101, superando os 41s393 que havia feito em Gangwon, na Coreia do Sul, em janeiro de 2024. O atleta também competiu na fase preliminar dos 1.500m e vai disputar a repescagem no sábado (1/3).

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOKFACEBOOK E BLUESKY

Na primeira vez que esteve em ação nos 500m, Lucas Koo competiu na nona bateria e ficou a prova inteiro na vice-liderança, atrás apenas do estadunidense Justin Liu. Na última volta, o brasileiro tentou ultrapassá-lo por dentro na curva e o rival fechou a porta. Por isso, ele perdeu um pouco de velocidade e acabou superado também pelo chinês Xinyu Li, terminando em terceiro lugar com tempo de 41s446, se classificando para a segunda etapa eliminatória por tempo. Justin Liu fez 41s312 e Xinyu Li marcou 41s352.

+ SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP

Foi na segunda participação que Lucas Koo fez história e mostrou seu processo de evolução. Ele entrou na pista na primeira bateria e mostrou consistência, iniciando em segundo lugar e concluindo o percurso na mesma colocação. O atleta do Brasil foi bastante veloz e anotou tempo de 41s101, ficando abaixo apenas do sul-coreano Jongun Rim (40s728). Xinyu Li, que havia ficado na frente dele na primeira eliminatória, ficou em terceiro: 41s513. O brasileiro, de apenas 18 anos, entra em ação nas quartas de final dos 500m no sábado (1/3).

Repescagem nos 1.500m

Além de fazer história nos 500m, Lucas Koo entrou na pista duas vezes na prova dos 1.500m no Mundial Júnior, disputado em Calgary, no Canadá. Na nona bateria da eliminatória, o atleta do país partiu e completou a primeira volta em quinto. Na segunda, caiu para sexto. Porém, daí em diante, cresceu na disputa e cruzou a linha da terceira volta em terceiro lugar. Ele assumiu a liderança na quarta e ficou em primeiro até a sétima, quando caiu para segundo. E, na 12ª volta, o brasileiro retomou a dianteira e fechou o percurso em 2min23s324.  

Lucas Koo cruzou a linha de chegada em primeiro lugar por milésimos de segundo e essa confirmação só aconteceu no photo finish, já que o japonês Yuta Fuchigami passou em 2min23s325. Mais tarde, depois deste duelo acirrado, o brasileiro voltou a competir nas quartas de final no Mundial Júnior de patinação de velocidade e fechou sua participação em quinto lugar, com tempo de 3min08s467. No sábado, na repescagem, ele patinará na quinta bateria.

Fernando Gavini
Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em​ Esportes de InvernoEsportes de Gelo

Em entrevista no tapete vermelho do Hall da Fama, Ricardo Sdei disse o que o público pode esperar da marca em Milão Cortina-2026
Em sua terceira competição pelo Brasil, Livia Schuler marcou o tempo de 1:41.05 na qualificatória do Snowboard Cross no Mundial Júnior
Bruno Aguiar Valadão fez primeira temporada no luge na França e pretende dar mais visibilidade à modalidade no Brasil
Noah Bethonico encerra temporada da Copa do Mundo de snowboard cross com mais um top-50 em Mount St. Anne, no Canadá