Cristian Ribera divide ouro com chinês na Copa do Mundo

Cristian Ribera fez o mesmo tempo que o campeão paralímpico Zheng Peng e dividiu o ouro com o chinês nos 10km na Copa do Mundo de paraesqui cross-country

Mais um ouro para Cristian Ribera na etapa de Vuokatti, na Finlândia, da Copa do Mundo de paraesqui cross-country. Nesta sexta-feira (19), os atletas disputaram a prova de 10km estilo livre com largada intervalada. O brasileiro ficou em primeiro lugar, empatado com o chinês Zheng Peng, vice-campeão paralímpico da prova dois anos atrás.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOKFACEBOOK E BLUESKY

O Brasil contou com três brasileiros na prova masculina da classe sitting nesta sexta. Cristian Ribera foi o melhor deles, completando o percurso de 10km em 30min59s3. O tempo foi exatamente o mesmo de Zheng Peng, assim a dupla dividiu o topo do pódio. Esse é o segundo ouro de Cristian na etapa, após a vitória no sprint dois dias atrás. O atual campeão paralímpico dos 10km Mao Zhongwu, também da China, ficou em terceiro lugar com 31min01s0 e levou a medalha de bronze.
Outros dois brasileiros completaram a prova dos 10km em Vuokatti. Guilherme Rocha ficou em 18º lugar com um tempo de 35min29s3. Robelson Lula ficou logo atrás, na 19ª posição, com 35min30s9.

Na prova feminina, o Brasil teve duas representantes. Aline Rocha ficou em sétimo lugar com 40min08s2, enquanto Elena de Sena foi a 10ª colocada, com 44min58s2. A China fez mais uma dobradinha com ouro para Zhai Yuxin (36min41s3) e bronze para Wang Shiyu (37min09s1). A norte-americana Kendall Gretsch terminou em segundo lugar (37min01s6).

Por fim, ainda teve brasileiro competindo na classe standing. Wellington da Silva ficou em 32º lugar, completando os 10km em 38min25s2. O pódio da prova foi todo chinês, com ouro para Qiu Mingyang (27min51s2), prata para Wang Chenyang (28min06s1) e bronze para Cai Jiayun (28min28s5).

Gabriel Gentile
Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em​ Esportes de InvernoEsportes de Neve

Em entrevista no tapete vermelho do Hall da Fama, Ricardo Sdei disse o que o público pode esperar da marca em Milão Cortina-2026
Em sua terceira competição pelo Brasil, Livia Schuler marcou o tempo de 1:41.05 na qualificatória do Snowboard Cross no Mundial Júnior
Bruno Aguiar Valadão fez primeira temporada no luge na França e pretende dar mais visibilidade à modalidade no Brasil
Noah Bethonico encerra temporada da Copa do Mundo de snowboard cross com mais um top-50 em Mount St. Anne, no Canadá