Torneio Nacional em Curitiba inicia com títulos no Pré-Cadete

Álvaro Kalleby, Giovana Komatsu, Marcus Pinto e Lais Tosta são os campeões do pré cadete do Torneio Nacional em Curitiba
Álvaro Kalleby, Giovana Komatsu, Marcus Pinto e Lais Tosta são os campeões do pré cadete (CBE)

O primeiro dia do Torneio Nacional Cidade de Curitiba definiu, nesta quinta-feira (15), os campeões da categoria pré-cadete. No feminino, Giovana Komatsu conquistou o ouro na espada, enquanto Lais Tosta levou o título no sabre. No masculino, Álvaro Kalleby foi o campeão no florete, e Marcus Pinto venceu no sabre.

+ SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP

Florete masculino Pré cadete  – 

O primeiro campeão do Torneio Nacional foi Álvaro Kalleby, do Paulistano, que se consagrou de forma invicta. Ele venceu uma disputa acirrada contra Felipe Reichow, líder do quadro de poules, derrotando-o de virada por 15 a 14. Na semifinal, Álvaro superou seu companheiro de equipe Pedro Louzada por 15 a 8. Nas fases eliminatórias, ele eliminou Antônio Tiede e Antonio Teixeira. Os terceiros lugares ficaram com Pedro Louzada e Bernardo Costa, que completaram o pódio. 

“Ele estava dois pontos na frente, com 14 a 12. Aí eu consegui buscar o 14 a 14 e falei pra mim mesmo que ia conseguir. Mas antes disso, eu estava meio perdido no jogo, não estava entendendo nada. Consegui colocar a cabeça no lugar e vencer”, contou o campeão.

Felipe Reichow, Álvaro Kalleby, Pedro Louzada e Bernardo Costa no pódio do florete masculino pré-cadete (CBE)

Espada feminina Pré cadete  –  

Giovana Komatsu, do Dourado Esgrima, conquistou o título ao vencer Yasmin Barros, sua companheira de equipe, por 15 a 11 na final. “Como somos do mesmo clube, é bem complicado jogar contra a Yasmin, porque ela conhece o meu jogo e eu o dela. Então acabou sendo uma luta difícil”, comentou a campeã.

Na fase de poules, Giovana Komatsu venceu seus seis jogos, garantindo vaga direta no quadro de 16. Nas eliminatórias, superou Luiza Milani e, nas quartas de final, venceu Alice Andrade. Na semifinal, derrotou Ana Clara Ferreira, do Mestre Kato, que ficou com o bronze junto com Flávia de Souza.

Yasmin Barros, Giovana Komatsu, Flávia de Souza e Ana Clara Ferreirano pódio da espada feminina pré-cadete (CBE)

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOKFACEBOOK E BLUESKY

Sabre masculino Pré cadete –

Vice-líder do ranking nacional, Marcus Pinto, do GNU, conquistou o ouro ao vencer Enrico Melián na final por 15 a 8, em um duelo controlado do início ao fim. Na semifinal, superou José Santos, do Paulistano, por 15 a 9, e nas quartas eliminou Theo Baldin. Os terceiros lugares ficaram com José Santos e Henry Douglas, que completaram o pódio.

“Eu estava um pouco cansado porque cheguei de viagem ontem. Mas nas poules senti que estava forte e jogando bem, e consegui manter isso até o final”, afirmou o atleta do GNU.

Enrico Melián, Marcus Pinto, José Santos e Henry Douglas no pódio do sabre masculino pré-cadete (CBE)

Sabre feminino Pré cadete –  

Fechando o primeiro dia do Torneio Nacional, Laís Tosta, da Baldin Esgrima, teve uma campanha perfeita e conquistou o título do sabre feminino pré-cadete ao vencer Nina Yamashita, do Paulistano, por 15 a 13 em uma final equilibrada. Ana Luiza Motta e Olivia Grahl completaram o pódio.

“A Nina é uma das minhas principais adversárias, foi uma disputa extremamente equilibrada. A gente está sempre se enfrentando, e às vezes uma ganha, às vezes a outra. O sabre feminino está muito forte, e a gente tem que estar sempre jogando no nosso melhor nível”, finalizou a campeã.

Nina Yamashita, Lais Tosta, Olivia Grahl e Ana Luiza Motta no pódio do sabre feminino pré-cadete (CBE)
Luciana Zerati
Formada em Jornalismo pela PUC-SP e apaixonada pelo universo esportivo e por Ginástica Rítmica

Mais em​ Esgrima

A partir desta quinta-feira (13), a nova geração da esgrima será o destaque nas pistas durante o Torneio Nacional Cidade de Curitiba
O esgrimista Matheus Brandt superou a fase de poules neste sábado no Grand Prix de Espada de Bogotá e finalizou a competição na 139ª posição. Já Leandro Seini encerrou participação na 154ª colocação
A esgrimista Marcela Silva fechou com o melhor resultado no primeiro dia do GP de Espada de Bogotá. Ela ficou na 76ª posição, seguida por Laura Correia, 91ª, Renata Zettermann, 119ª, e Pietra Campos, 139ª
Time Brasil compete no Grand Prix de Bogotá com seis atletas, sendo quatro mulheres e dois homens, a partir desta sexta-feira (9)