Mariana Pistoia volta a vencer Bia Bulcão e é campeã em casa

Na final do florete feminino, Mariana Pistoia, do GNU, derrotou Bia Bulcão, encerrando a sequência de cinco vitórias da paulista

O terceiro dia do Torneio Nacional Cidade de Porto Alegre dedicou-se à categoria adulta e às primeiras disputas do Veterano. Os destaques ficaram com a vitória de Mariana Pistoia, do GNU, sobre Bia Bulcão, do Pinheiros, no florete feminino adulto, e com Nicolas Ferreira, que conquistou o título de campeão na espada masculina após nove anos.

Florete feminino Adulto

Mariana Pistoia, representante do Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris-2024, venceu com autoridade Valentina Angrisano, do Paulistano, por 15 a 1, nas oitavas. Depois, passou por Valentina Basso, do Pinheiros, e nas semifinais venceu Carolina Brecheret.

Já na outra chave, Bia Bulcão também teve 100% de aproveitamento nas poules, avançando direto para as oitavas, onde venceu Julia Aoki. Depois, superou Julia Grahl nas quartas e, na semifinal, passou pela carioca Rafaella Gomes por 15 a 8.

No clássico duelo entre as duas, Mariana Pistoia levou a melhor em casa sobre Bia Bulcão por 15 a 12, encerrando a sequência de cinco vitórias de Bia Bulcão nos confrontos entre as duas. O pódio foi completado por Carolina Brecheret e Rafaella Gomes.

“O jogo com a Bia é sempre sobre quem erra menos, sempre decidido no detalhe. Ela é uma adversária muito forte e a gente vai sempre se puxando para irmos melhor. Então minha estratégia foi tentar não deixar ela abrir e sempre manter equilibrado”, afirmou Mariana ao conquistar sua segunda vitória nacional recente entre ambas.

Espada masculina Adulta

De forma invicta, Nicolas Ferreira, do Pinheiros, conquistou o título na espada masculina adulta ao vencer Pablo Nunez na final por 15 a 11. “Estou super feliz que ganhei essa prova e consegui impor meu jogo. A última prova que eu tinha vencido foi em 2016, então é gostoso sentir essa sensação de novo depois de quase 10 anos”, disse o campeão.

Para conquistar o título, Nicolas Ferreira venceu todos os seus confrontos na fase de poules, avançando direto para a fase 32, onde derrotou Carlos Moreira. Na disputa seguinte, venceu Lucas Inostroza, enquanto nas quartas passou por Leopoldo Gubert por 8 a 7. Na semifinal, teve outra vitória apertada por 15 a 13 contra Nicolas Deguchi, que dividiu o bronze com Mauricio Pellegrino, do Pinheiros.

Florete masculino Veterano 50 e 40

Mauricio Mutti, da Academia de Esgrima Rio de Janeiro, se consagrou campeão ao derrotar Marcelo Morais, do GNU, por 10 a 6. Na semifinal, ele venceu Carlos Almeida, da Associação Campineira Esgrima Mestre Pereira. As medalhas de bronze ficaram com Carlos Almeida e Gustavo Gracioli.

No florete masculino 40, Maicon Pereira, da Associação Campineira Esgrima Mestre Pereira, venceu o campeão do veterano 50, Mauricio Mutti, por 15 a 8. Na semifinal, derrotou Marcelo Morais por 15 a 5. Marcelo ficou com o bronze, dividindo o pódio com Christian Hempel, do Pinheiros.

Sabre feminino Veterano 40 e 50

No sabre 40, Patricia Sauan, do Pinheiros, venceu Luciana Peluso, do APE Paulista, por 10 a 5. Na semifinal, derrotou Cynthia Santos, do Paulistano, que ficou com o bronze, dividindo o pódio com Silvia AJL.

Para conquistar mais um ouro, Patricia Sauan venceu uma disputa apertada por 10 a 9 contra Silvia Rothfeld, do Paulistano. O terceiro lugar ficou com Patricia Di Cunto, também do Paulistano, e Fabiana Maluf, do Pinheiros.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Espada feminina Veterano 40, 50 e 60

No pré-veterano 40, Lorana Schwantes, do Mestre Kato, venceu sua companheira de equipe, Fabiana Teixeira, por 15 a 12. O terceiro lugar foi dividido entre Ekaterina Kholmogorova, da Rússia, e Angelica Sonnenstrahl, do Lindóia Tênis Clube.

No Veterano 50, Fabiana Teixeira, do Mestre Kato, conquistou o título da espada ao vencer Vania Oliveira, do CMSP, por 10 a 3. Na semifinal, superou Ana Brecheret, do Paulistano, e nas quartas venceu Angelica Sonnenstrahl. O bronze ficou com Ana Brecheret e Patricia Di Cunto, também do Paulistano.

Por fim, na espada 60, Patricia Di Cunto conquistou o título ao vencer Oriete Covolan, do Mestre Kato. Cledola Tello, do Romão Gomes Esgrima, e Vania Oliveira, do CMSP, ficaram com o terceiro lugar.

Luciana Zerati
Formada em Jornalismo pela PUC-SP e apaixonada pelo universo esportivo e por Ginástica Rítmica

Mais em​ Esgrima

A partir desta quinta-feira (13), a nova geração da esgrima será o destaque nas pistas durante o Torneio Nacional Cidade de Curitiba
O esgrimista Matheus Brandt superou a fase de poules neste sábado no Grand Prix de Espada de Bogotá e finalizou a competição na 139ª posição. Já Leandro Seini encerrou participação na 154ª colocação
A esgrimista Marcela Silva fechou com o melhor resultado no primeiro dia do GP de Espada de Bogotá. Ela ficou na 76ª posição, seguida por Laura Correia, 91ª, Renata Zettermann, 119ª, e Pietra Campos, 139ª
Time Brasil compete no Grand Prix de Bogotá com seis atletas, sendo quatro mulheres e dois homens, a partir desta sexta-feira (9)