Analia Canales e Bruno Pekelman são campeões no adulto

Analia Canales e Bruno Pekelman abrem a categoria adulta com ouro no Torneio de Porto Alegre na espada e no sabre

No segundo dia do Torneio Cidade de Porto Alegre, foram definidos os primeiros campeões da categoria adulta e os últimos do pré-cadete. Analia Canales e Bruno Pekelman conquistaram o título na espada feminina e no sabre masculino adulto, respectivamente. Já Joaquim Peluso, Sophia Asquino e Antonio Teixeira ficaram com o ouro no pré-cadete, nas provas de sabre masculino, florete feminino e espada masculina.

+ SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP

Sabre masculino Pré cadete

O primeiro campeão do dia foi Joaquim Peluso, do Pinheiros, que venceu no sabre masculino pré-cadete. “Meu técnico falou antes do jogo exatamente o que eu tinha que fazer. Não entendi muito bem no início, mas depois fui fazendo e deu tudo certo. Eu entendi que o jogo tava na minha mão e aí peguei o embalo e comecei a gritar pra conseguir fazer os pontos”, contou o campeão.

Para conquistar o título, Joaquim Peluso passou pela fase de poules como o segundo melhor, avançando direto para as quartas, onde venceu Theo Baldin por 15 a 8. Na semifinal, superou Henry Douglas com tranquilidade, por 15 a 4, e garantiu o ouro ao vencer José Santos, do Paulistano, por 15 a 7 na final. As medalhas de bronze ficaram com Rafael Sauan e Henry Douglas.

Espada feminina Adulto

Abrindo as disputas da categoria adulta, Analia Canales, do Chile, conquistou o título na espada feminina com uma virada sobre Renata Zettermann, do Paulistano, vencendo por 15 a 13 na final. Na semifinal, superou sua compatriota Paula Vasquez com autoridade, por 15 a 1. Antes disso, passou por Mariana Melo, Ekaterina Kholmogorova e Sophia Asquino. O bronze foi dividido entre Paula Vasquez e Marcela Silva do Pinheiros.

“Entrei no combate um pouco nervosa por ser o último, e acabei ficando atrás no início. No segundo tempo, conversei com meu treinador, foquei no que precisava fazer e fui ponto a ponto”, contou a campeã, que chegou a estar seis pontos atrás na final.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOKFACEBOOK E BLUESKY

Florete feminino Pré cadete

No florete feminino, Sophia Asquino, do LQ Life Quality, e Yuki Wu se enfrentaram na decisão do título. Sophia, que terminou a fase de poules na quarta colocação, passou por jogos duríssimos nas eliminatórias: venceu Julia Aoki por 15 a 12 nas quartas e Giulia Santos por 15 a 13 na semifinal. Já Yuki garantiu sua vaga na final ao superar Eduarda Nascimento por 15 a 14 nas quartas e Alicia Fontenele por 15 a 11.

Na final do florete feminino, Sophia Asquino venceu Yuki Wu por 15 a 12. Giulia Santos e Alicia Fontenele completaram o pódio com o bronze. “Eu tava tranquila em relação ao jogo. Na minha cabeça, eu tinha tudo sob controle pra conseguir ganhar e deu certo”, comentou a campeã. 

Espada masculina Pré cadete

Fechando a categoria Pré-Cadete, Antonio Teixeira conquistou o título na espada ao vencer Joshua Janotto por um apertado 15 a 14. “Fiquei muito feliz com o título. Não é minha arma, então joguei mais relaxado e consegui atuar melhor, com mais confiança, fazendo o que meu técnico falava”, comentou o campeão.

O campeão também teve um caminho difícil, vencendo na semifinal por 15 a 14 Octavio Ghilardi, do Pinheiros, que dividiu o terceiro lugar com Pedro Louzada, do Paulistano. Antes disso, passou pelas poules com cinco vitórias, avançando como o melhor colocado.

Sabre masculino adulto

Luciana Zerati
Formada em Jornalismo pela PUC-SP e apaixonada pelo universo esportivo e por Ginástica Rítmica

Mais em​ Esgrima

A partir desta quinta-feira (13), a nova geração da esgrima será o destaque nas pistas durante o Torneio Nacional Cidade de Curitiba
O esgrimista Matheus Brandt superou a fase de poules neste sábado no Grand Prix de Espada de Bogotá e finalizou a competição na 139ª posição. Já Leandro Seini encerrou participação na 154ª colocação
A esgrimista Marcela Silva fechou com o melhor resultado no primeiro dia do GP de Espada de Bogotá. Ela ficou na 76ª posição, seguida por Laura Correia, 91ª, Renata Zettermann, 119ª, e Pietra Campos, 139ª
Time Brasil compete no Grand Prix de Bogotá com seis atletas, sendo quatro mulheres e dois homens, a partir desta sexta-feira (9)