Depois da medalha de prata conquistada na véspera por Álvaro Kalleby, o Brasil subiu no lugar mais alto do pódio no último dia da esgrima na Gymnasiade. Nesta terça-feira (8), Pedro Henrique Louzada conquistou a medalha de ouro na espada masculina ao derrotar o romeno Petar Stojkov na final com uma vitória por 15 a 3. Quem também competiu bem hoje foi Laís Tosta, que ficou em sétimo lugar na espada feminina.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY
Disputas
Os nove participantes da espada masculina foram divididos em dois grupos na fase de poules, mas ninguém conseguiu avançar invicto, mostrando o quanto equilibrada estava a disputa. Nesta fase, Pedro Henrique Louzada venceu o sérvio Mihail Rusev por 5 a 3, perdeu para Rahman Mammadov, do Azerbaijão, por 5 a 1 e derrotou o romeno Stefan Corbu por 5 a 4.
Com os resultados, Pedro Henrique Louzada ficou em quarto lugar na classificação geral das poules e teve como adversário nas quartas de final Tunar Suleymanov, do Azerbaijão, que foi derrotado pelo brasileiro por 15 a 8. Na semifinal, o duelo foi contra o chinês Zou Cenxuan, dono da melhor campanha das poules, e que tinha atropelado o azeri Bahram Aliyev por 15 a 3 nas quartas.
Contra um adversário muito duro, Pedro Henrique Louzada jogou muito bem e conseguiu uma vitória por 15 a 12 para se garantir na disputa da medalha de ouro. Embalado pelo resultado diante do chinês, o atleta do Paulistano não deu nenhuma chance ao romeno Petar Stojkov, venceu por 15 a 3 e sagrou-se campeão.
Na espada feminina, com uma vitória e duas derrotas nas poules, Laís Tosta foi para o mata-mata em sétimo lugar. Nas quartas-de-final encarou logo de cara a chinesa Li Wanxuan, que venceu com autoridade por 15 a 2. A algoz da brasileira seguiu em frente e foi a campeã da Gymnasiade. Sabina Hogas, da Romênia, conquistou a medalha de prata. Jahan Sadikhova, do Azerbaijão, e Kimia Hedayati, do Irã, ficaram com as medalhas de bronze.