Torneio Cidade de São Paulo conhece os campeões Sub-20

Começou nesta sexta-feira o Torneio Nacional Cidade de São Paulo, que abre a temporada 2025 da esgrima no país. Neste primeiro dia, Erico Patto e Camila Vieira, no sabre, e Alan Patrick Burberry e Valentina Basso, no florete, foram campeões da categoria sub-20. A competição continua no sábado e no domingo com as disputas do adulto e do sub-17 no Clube Atlético Paulistano, em São Paulo, e transmissão ao vivo pela CBE TV.

+ SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP

Sabre masculino

Nesta sexta-feira, a disputa foi dividida entre as salas de esgrima do Pinheiros e do Paulistano. No primeiro, aconteceram os torneios de florete, enquanto no segundo foram realizados os de sabre. O primeiro campeão do dia foi Erico Patto, no sabre masculino. “Eu consegui alcançar o ouro e sinto que este vai ser um ótimo ano. Esse é o primeiro Nacional, mas já teve Campeonato Pan-Americano, umas Copas do Mundo. Em todas essas provas, eu sinto a equipe muito forte. Eu sofri muito nos últimos três quadros. Foram três jogos muito pesados. Eu me sinto muito feliz de dividir a equipe nacional com eles”, afirmou o campeão.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOKFACEBOOK E BLUESKY

Para chegar ao título do Torneio Nacional Cidade de São Paulo, Erico Patto só teve vida tranquila nas oitavas, quando superou Rafael Sauan, seu companheiro de clube, por 15/6. Depois, foram três confrontos muito duros e equilibrados até chegar ao título: 15 a 13 em Joaquim Peluso, outro atleta do Pinheiros, 15 a 12 em Lucas Schubert, do Lindóia Tênis Clube, e 15 a 12 em Marcus Pinto, do Grêmio Náutico União, que ficou com a prata. Outro atleta do Lindóia Tênis Clube, Arthur Wolff, que recentemente foi campeão pan-americano sub-17, dividiu o bronze com Lucas Schubert.

Sabre feminino

No sabre feminino, Camila Vieira fez uma campanha perfeita no Torneio Nacional Cidade de São Paulo. Única invicta nas poules, a atleta do Paulistano fez 15 a 5 em Carolina Szász, sua companheira de clube, nas quartas de final, e 15 a 3 sobre Gabriela Ohana, da Baldin Esgrima, na semifinal. Na decisão, ela que é atualmente a 105ª do ranking mundial, venceu a melhor colocada do Brasil, Ana Beatriz Fraga, que é a 16ª, por 15 a 11 e conquistou o título.

“Tem sido uma competição muito acirrada porque a equipe de sabre feminino está crescendo muito. E estou muito animada para o resto das competições do ano”, afirmou a campeã. Além de Camila Vieira e Ana Beatriz Fraga, subiram ao pódio Gabriela Ohana e Stella Santos, do Paulistano, que dividiram a medalha de bronze.

Florete masculino

No florete, disputado no Pinheiros, Alan Patrick Burberry, do Paulistano, foi o rei das viradas impossíveis para chegar ao título de campeão. Depois de passar com tranquilidade por Antônio Teixeira, do Grêmio Náutico União, por 15 a 5 nas oitavas, ele quase se despediu da competição nas quartas de final. Diante de Guilherme Vianna, do Pinheiros, ele estava perdendo por 14 a 11, mas conseguiu marcar quatro pontos seguidos para conseguir a virada e avançar para a semifinal.

Na briga por uma vaga na decisão, Alan Patrick Burberry derrotou Álvaro Kalleby, seu companheiro de clube, por 15 a 11. Mas, na final, diante de Luiz Foschini, do Pinheiros, teve que virar novamente. Ele perdia por 12 a 10, mas conseguiu reverter o placar para conquistar o título do Torneio Nacional Cidade de São Paulo em um apertadíssimo 15 a 14.

Florete feminino

No florete feminino, Valentina Basso sobrou nesta sexta-feira no Torneio Nacional Cidade de São Paulo. Invicta nas poules, a atleta de 16 anos do Pinheiros foi extremamente consistente nas eliminatórias para conquistar o título com autoridade. Ela bateu sua companheira de clube, Yuki Wu, por 15 a 3 nas quartas, passou por Marina Morais, do Grêmio Náutico União, por 15 a 7, e, na final, não deu chances a Livia Burberry e a bateu por 15 a 5 para colocar no peito a medalha de ouro. Manuella Tapajós, do Pinheiros, e Marina Morais ficaram com a medalha de bronze.

“Foi um campeonato difícil. Na poule eu tive um desempenho muito bom, ganhei todas. Minha final com a Lívia foi muito difícil. Tenho um jogo muito bom com ela, equilibrado, às vezes eu ganho, às vezes ela ganha, mas foi muito bom. Estou muito feliz”, afirmou a atleta. Apesar de satisfeita com o desempenho, Valentina Basso admitiu que precisou de uma dose extra de concentração para manter as boas vantagens que conseguiu nos confrontos eliminatórios. “Tentei manter minha cabeça no lugar para não deixar subir muito porque quando você está ganhando de mundo, corre o risco de relaxar e tomar a virada”, explicou.

Fernando Gavini
Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em​ Esgrima

Álvaro Kalleby, Giovana Komatsu, Marcus Pinto e Lais Tosta são os campeões do pré cadete do Torneio Nacional em Curitiba
A partir desta quinta-feira (13), a nova geração da esgrima será o destaque nas pistas durante o Torneio Nacional Cidade de Curitiba
O esgrimista Matheus Brandt superou a fase de poules neste sábado no Grand Prix de Espada de Bogotá e finalizou a competição na 139ª posição. Já Leandro Seini encerrou participação na 154ª colocação
A esgrimista Marcela Silva fechou com o melhor resultado no primeiro dia do GP de Espada de Bogotá. Ela ficou na 76ª posição, seguida por Laura Correia, 91ª, Renata Zettermann, 119ª, e Pietra Campos, 139ª