Oito floretistas representam Brasil em Copa do Mundo no Egito

Guilherme Toldo, Paulo Morais, Pedro Morastega, Dominic de Almeida, Mariana Pistoia, Bia Bulcão, Ana Toldo e Gabriella Vianna disputam Copa do Mundo no Egito

O Brasil vai contar com a participação de oito atletas do florete na Copa do Mundo do Cairo, no Egito, que começa nesta quinta-feira (6). O principal nome é Guilherme Toldo, 22º do ranking mundial, que terá a companhia de Paulo Morais (129º), Pedro Marostega (159º) e Dominic de Almeida (327º) na disputa masculina. No feminino, o Brasil será representado por Mariana Pistoia (60ª do mundo), Bia Bulcão (87ª), Ana Toldo (105ª) e Gabriella Vianna (106ª).

+ SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP

Feminino

Bia Bulcão Mundial de Esgrima Soul Brasil Esportes
Bia Bulcão disputa no Cairo sua segunda competição do ano (Foto: BizziTeam/FIE)

Quem entra em ação primeiro na Copa do Mundo são as mulheres, que competem nesta quinta-feira (6) a partir das 5h da manhã no horário de Brasília. Das quatro representantes brasileiras, três voltam às competições internacionais após um semestre inteiro dedicado aos torneios nacionais. Mariana Pistoia, por exemplo, não enfrentava uma disputa contra atletas de outros países desde os Jogos Olímpicos de Paris em julho do ano passado. Ana Toldo e Gabriella Vianna, por sua vez, disputaram em junho o Campeonato Pan-Americano, em Lima.

Já Bia Bulcão voltou um mês antes do que as compatriotas. Ela disputou o Grand Prix de Turim em fevereiro, venceu dois dos seis confrontos nas poules, mas acabou eliminada no primeiro confronto eliminatório diante da francesa Emmie Nayl. O desempenho não foi aquele que esperava, mas ela ficou na Europa treinando na Itália e espera chegar em melhores condições para chegar o mais longe possível no Egito.

Masculino

Guilherme Toldo aponta o dedo para cima em comemoração; ele está na chave principal da Copa do Mundo de Tokoname de florete
Guilherme Toldo é o brasileiro mais bem colocado no ranking mundial (Marina Ziehe-COB)

Entre os homens, que competem na sexta-feira (7), o principal destaque brasileiro na Copa do Mundo é Guilherme Toldo. Ele disputa no Cairo sua segunda competição internacional de 2025. Em janeiro, ele participou do Challenge Internacional de Paris, mas, depois de passar pela fase de poules, foi eliminado na segunda rodada eliminatória e não conseguiu chegar à chave principal.

Paulo Morais também esteve em ação no mesmo torneio e parou na mesma fase que Toldo. Já Dominic de Almeida tem sido o mais ativo dos floretistas brasileiros neste começo de ano. Depois de ser eliminado nas poules no Challenge de Paris, ele disputou também o Grand Prix de Turim, competição em que chegou até a primeira fase eliminatória.

Já Pedro Morastega é o único entre os homens estreia em 2025 em competições internacionais. A exemplo de boa parte da equipe feminina do Brasil, o atleta de 27 anos não enfrenta atletas de outros países desde o Campeonato Pan-Americano, que aconteceu em junho de 2024.

Alto nível

A expectativa é por uma competição de altíssimo nível na Copa do Mundo, que acontece na capital do Egito. Entre os homens, estarão presentes nove dos dez primeiros colocados do ranking mundial, enquanto entre as mulheres vão competir no Cairo sete das dez melhores.

Nos dois primeiros dias de competição acontecem as disputas de poules e das primeiras fases eliminatórias para definir quem avança para as chaves principais. No sábado, acontecem as disputas a partir das chave de 64 até a final. Para completar, no domingo, acontecem as disputas por equipes com a presença do Brasil nos dois naipes.

Fernando Gavini
Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em​ Esgrima

A partir desta quinta-feira (13), a nova geração da esgrima será o destaque nas pistas durante o Torneio Nacional Cidade de Curitiba
O esgrimista Matheus Brandt superou a fase de poules neste sábado no Grand Prix de Espada de Bogotá e finalizou a competição na 139ª posição. Já Leandro Seini encerrou participação na 154ª colocação
A esgrimista Marcela Silva fechou com o melhor resultado no primeiro dia do GP de Espada de Bogotá. Ela ficou na 76ª posição, seguida por Laura Correia, 91ª, Renata Zettermann, 119ª, e Pietra Campos, 139ª
Time Brasil compete no Grand Prix de Bogotá com seis atletas, sendo quatro mulheres e dois homens, a partir desta sexta-feira (9)