Brasil fica em quarto no sabre por equipes do Pan Júnior

Brasil conseguiu um quarto lugar no sabre masculino no primeiro dia de disputas por equipes do Pan-Americano Cadete e Juvenil de esgrima

Nesta sexta-feira (28), aconteceram as primeiras provas por equipes do Campeonato Pan-Americano Cadete e Juvenil de esgrima de 2025 em Assunção, no Paraguai. Os jovens atletas entraram em ação na espada feminina, no florete e no sabre masculino. O melhor resultado do Brasil veio na última arma, onde Érico Patto, Marcus Pinto, Lucas Schubert e Arthur Wolff terminaram na quarta colocação.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOKFACEBOOK E BLUESKY

Os brasileiros entraram direto nas quartas de final do sabre para enfrentar a Venezuela. Os adversários chegaram a liderar nos primeiros toques, mas logo o Brasil assumiu a liderança do placar. A Venezuela até chegou a liderar de novo na metade da partida, mas o Brasil fechou bem o duelo com Erico Patto conseguindo seis toques seguidos para fazermos 45 a 39. Na semifinal, o duelo foi contra o Canadá. Os norte-americanos lideraram a maior parte do confronto e venceram por 45 a 38.

Com a derrota no semifinal, a equipe brasileira foi para a disputa da medalha de bronze contra a Colômbia. O Brasil liderou desde o início, chegando a ter sete toques de vantagem na metade da partida, no 25 a 18. Mas a Colômbia cresceu nos momentos finais do confronto e ganhou por 45 a 43.

Derrota apertada na espada feminina

O Brasil contou com Laura Correia, Aydee Dias, Ginerva Giordano e Mariana Melo na espada feminina. Nas oitavas de final, elas enfrentaram as donas da casa. O Brasil dominou o duelo e derrotou o Paraguai por 45 a 23. Mas a equipe brasileira parou nas quartas de final, em um confronto equilibrado contra o México. As mexicanas lideraram a partida desde o início, mas sempre com no máximo cinco toques de diferença. Na rodada final, Laura Correia entrou em ação com o Brasil perdendo por 38 a 33. Ela conseguiu empatar o duelo em 44-44, mas o toque seguinte foi do México que fechou o duelo por 45 a 44.

Na disputa do quinto ao oitavo lugar, as brasileiras venceram a Colômbia por 40 a 39 e superaram Porto Rico por 45 a 37 para terminaram na quinta posição.

Equipe do florete termina em sétimo lugar

No florete masculino, o time do Brasil teve Alan Burberry, Giorgio Fumagalli, André Mura e Pedro Nogueira. O primeiro jogo da equipe foi nas quartas de final contra o México. Os brasileiros chegaram a liderar por 35 a 33, mas sofreram a virada na reta final do duelo. Os mexicanos ganharam o confronto por 45 a 36.

No quadro que definiu as posições do quinto ao oitavo lugar, o Brasil perdeu na primeira rodada para Porto Rico por 45 a 42. Mas eles conseguiram uma vitória sobre a Venezuela por 45 a 38 para encerrar o dia na sétima colocação.

Gabriel Gentile
Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em​ Esgrima

A partir desta quinta-feira (13), a nova geração da esgrima será o destaque nas pistas durante o Torneio Nacional Cidade de Curitiba
O esgrimista Matheus Brandt superou a fase de poules neste sábado no Grand Prix de Espada de Bogotá e finalizou a competição na 139ª posição. Já Leandro Seini encerrou participação na 154ª colocação
A esgrimista Marcela Silva fechou com o melhor resultado no primeiro dia do GP de Espada de Bogotá. Ela ficou na 76ª posição, seguida por Laura Correia, 91ª, Renata Zettermann, 119ª, e Pietra Campos, 139ª
Time Brasil compete no Grand Prix de Bogotá com seis atletas, sendo quatro mulheres e dois homens, a partir desta sexta-feira (9)