Brasil é quarto nas equipes na Copa do Mundo Júnior de Almaty

Brasil perde para Uzbequistão e termina na quarta posição na disputa por equipes na Copa do Mundo Júnior de Sabre em Almaty

O Brasil entrou na pista nesta madrugada de domingo (16) no torneio por equipes da Copa do Mundo Júnior de Sabre em Almaty, no Cazaquistão, e terminou na quarta posição geral. O time contou com Dylan Ikuno, top-15 nas disputas individuais, além de Érico Patto e Fellipe Bento.

A equipe brasileira começou campanha nas quartas de final, enfrentando a Índia. Érico Patto abriu o confronto contra Aravindhan Parameshwaran e conseguiu fazer 5 a 3. Em seguida, Fellipe Bento foi pressionado por Mexi Thokchom, que conseguiu virada com 7 pontos anotados. Dylan Ikuno diminuiu distância contra Tejbanta Sharma Shrimayum, deixando placar em 14 a 15. Depois, Fellipe Bento conseguiu nova virada com 6 a 3 no marcador e desse modo o Brasil passou a dominar restante dos jogos. O placar final foi de 45 a 35 e vaga nas semifinais. 

Na disputa pelo pódio, os brasileiros encontraram os uzbeques, que foram Bye na primeira rodada. Érico Patto começou disputa com jogo duro contra Alpamis Urakboev, que fez 5 a 0 contra o brasileiro. Em seguida, Sardor Abdukarimbekov seguiu com grande volume, fazendo 5 a 1. Dylan Ikuno teve disputa mais equilibrada contra Shannazar Abulov, mas também levou revés com 5 a 3. Os uzbeques seguiram com eficiência maior, o que resultou em 45 a 21 para os anfitriões, deixando os brasileiros com a quarta posição geral.

O time do Cazaquistão acabou o torneio por equipes com o ouro, após baterem o Uzbequistão na decisão por 45 a 28. O bronze ficou com a Turquia, que caiu para os anfitriões por 45 a 38, acima do resultado brasileiro, e assim terminando com a terceira posição.

Na disputa pelo bronze, contra a Turquia, os brasileiros lutaram, mas tiveram dificuldade nos jogos. Érico Patto iniciou a disputa, mas acabou levando 5 a 3 contra Enes Talha Kalender, depois Fellipe Bento enfrentou Furkan Yaman, mas teve 5 a 0 e o Brasil não conseguiu mais alcançar os turcos. Desse modo, o time ficou com o quarto lugar com placar final de 45 a 20.

Camila Nakazato
Formada em Jornalismo pela Unesp-Bauru, participou da Rio-2016 como voluntária, cobriu a Olimpíada de Tóquio-2020 a distância e Paris-2024 in loco pelo Olimpíada Todo Dia; hoje coordena as Redes Sociais do OTD.

Mais em​ Esgrima

A partir desta quinta-feira (13), a nova geração da esgrima será o destaque nas pistas durante o Torneio Nacional Cidade de Curitiba
O esgrimista Matheus Brandt superou a fase de poules neste sábado no Grand Prix de Espada de Bogotá e finalizou a competição na 139ª posição. Já Leandro Seini encerrou participação na 154ª colocação
A esgrimista Marcela Silva fechou com o melhor resultado no primeiro dia do GP de Espada de Bogotá. Ela ficou na 76ª posição, seguida por Laura Correia, 91ª, Renata Zettermann, 119ª, e Pietra Campos, 139ª
Time Brasil compete no Grand Prix de Bogotá com seis atletas, sendo quatro mulheres e dois homens, a partir desta sexta-feira (9)