Paulistano e Pinheiros vencem Troféu Brasil por Equipes

Troféu Brasil de Equipes encerra calendário da CBE em 2024.

Chegou ao fim, na Universidade Federal Tecnológica do Paraná, em Curitiba, o último evento do ano no calendário da CBE. Neste domingo (8), a disputa do Troféu Brasil de Equipes conheceu seus campeões no Sabre feminino e no Florete masculino.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOKFACEBOOK E BLUESKY

No Sabre, deu Paulistano em disputa contra o Pinheiros. Sem Karina Trois, líder do ranking da arma, o clube contou com Pietra Chierighini, Camila Vieira, Luiza Lee e Carolina Szász para vencer a final por 45 a 39. O Pinheiros também não contou com sua melhor ranqueada, Luana Pekelman. Medalha de bronze ficou com a Associação Paulista de Esgrima.

Após a prata, o Pinheiros chegou em mais uma final, no Florete Masculino. Depois de dar o troco e eliminar o Paulistano na semi, enfrentaram o Grêmio Náutico União, do Rio Grande do Sul, na final. Com holofotes focados no esgrimista do União Guilherme Toldo, número 1 do Brasil, o Pinheiros levou a melhor por 45 a 31.  O conjunto vencedor contou com Henrique Marques, Heitor Shimbo, Lorenzo Mion e Dominic de Almeida. O Paulistano, que perdeu para o Pinheiros, ficou com o bronze.

Foram disputadas ainda três provas do Torneio Nacional de Veteranos: Sabre feminino pré-veterano, Florete masculino pré-veterano e Florete masculino veterano 1.

Agenda 2025

Os eventos da esgrima nacional voltam a acontecer em fevereiro, com São Paulo sediando a Copa do Mundo de Paraesgrima, entre os dias 20 e 23. O primeiro evento da esgrima olímpica será o Torneio Cidade de São Paulo, entre os dias 14 e 16 de março.

Gabriel Turolla

Mais em​ Esgrima

A partir desta quinta-feira (13), a nova geração da esgrima será o destaque nas pistas durante o Torneio Nacional Cidade de Curitiba
O esgrimista Matheus Brandt superou a fase de poules neste sábado no Grand Prix de Espada de Bogotá e finalizou a competição na 139ª posição. Já Leandro Seini encerrou participação na 154ª colocação
A esgrimista Marcela Silva fechou com o melhor resultado no primeiro dia do GP de Espada de Bogotá. Ela ficou na 76ª posição, seguida por Laura Correia, 91ª, Renata Zettermann, 119ª, e Pietra Campos, 139ª
Time Brasil compete no Grand Prix de Bogotá com seis atletas, sendo quatro mulheres e dois homens, a partir desta sexta-feira (9)