Jovane, Mônica e Rayssa ganham dois ouros na Copa Brasil

Jovane Guissone, Mônica Santos e Rayssa Veras abriram Copa Brasil de Paraesgrima com duas medalhas de ouro cada

Nesta sexta-feira (8), teve início mais uma edição da Copa Brasil de Paraesgrima em Campinas-SP. O primeiro dia da competição teve a disputa de sete categorias. Destaque para Jovane Guissone, Rayssa Veras e Mônica Santos que ganharam duas medalhas de ouro cada.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

O campeão paralímpico Jovane Guissone começou a Copa Brasil de Paraesgrima com o título do florete B. Na final, ele derrotou Renato Santana por 15 a 8. Vanderson Chves e Mauricio Stempniak ficaram com as medalhas de bronze. Jovane também foi o campeão no sabre B. Na final, vitória por 15 a 12 em cima de Izai Monteiro. Vanderson Chaves e Anderson Pires ficaram com o bronze.

O primeiro dia da Copa Brasil também teve os homens na espada A. Na categoria, Lenílson de Oliveira ganhou a medalha de ouro, depois que derrotou Maxwell Santos por 15 a 8 na final. Lucas Julião e Alex Sandro Souza perderam nas semifinais e ficaram com as medalhas de ouro.

No feminino, foram disputadas as duas categorias, tanto no sabre, quanto na espada. Na categoria A, a final foi a mesma nas duas armas, entre Carminha Oliveira e Rayssa Veras. Rayssa levou os dois ouros, com 15 a 14 na espada e 15 a 4 no sabre. Fabiana Soares e Carol Roncato ganharam os bronzes da espada, enquanto Fabiana foi ao pódio com Ana Elisa Paz no sabre.

Na categoria B, o cenário foi parecido, com as mesmas atletas nas finais. Monica Santos derrotou Rudineia Manica por 15 a 4 no sabre e 15 a 10 na espada. Maria Ivanilda Santos ganhou o bronze nas duas provas. Ana Clara Lemos ficou em terceiro lugar na espada, enquanto Rafaela Maia completou o pódio no sabre.

Gabriel Gentile
Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em​ Paralimpíada Todo DiaEsgrima

Vitor Tavares segue embalado em 2025 e estreou vencendo com facilidade o alemão Dalya Seleman no Internacional do Bahrein. Já Vinícius Costa e João Gabriel Carbajal perderam nesta quarta-feira (14)
No segundo dia do Mundial de judô paralímpico, o Brasil faturou quatro medalhas de ouro, quatro de prata e uma de bronze
A partir desta quinta-feira (13), a nova geração da esgrima será o destaque nas pistas durante o Torneio Nacional Cidade de Curitiba
A atleta Cátia Oliveira conquistou o título da competição na Eslovênia. Três brasileiras participaram de finais nesta quarta-feira (14) no Elite de Lasko de Tênis de Mesa Paralímpico e ela foi a única que ganhou o ouro