Lorenzo Mion foi o melhor brasileiro no primeiro dia do Mundial Júnior e Cadete de esgrima, nesta sexta-feira (12), em Riad, na Árabia Saudita. Ele fez uma grande campanha na poule e chegou até o quadro de 64 da disputa do florete júnior masculino, terminando em 38º lugar na classificação. Outros sete brasileiros competiram no dia, mas não chegaram longe.
- Corinthians bate Ourinhos fora de casa e chega a 10 vitórias na LBF
- Brandonn Almeida quebra recorde e Minas segue na liderança
- Corinthians vence clássico e assume liderança no Paulistão
- Diretor de Marketing da Adidas fala sobre estreia da marca no COB
- Minas aposenta Marquinhos e avança à semifinal do NBB
Presença frequente nos eventos da seleção brasileira principal, Lorenzo Mion começou muito bem sua trajetória em Riad, ao vencer cinco dos seis jogos que fez na poule. O atleta de 20 anos ficou em segundo lugar em sua chave e teve a 29ª melhor campanha geral entre os 177 atletas que participaram da competição, o que lhe garantiu de forma direta na segunda rodada do mata-mata, no quadro de 128.
Mion bateu o cipriota Aris Kiayias por 15 a 10 em sua estreia na chave principal, mas perdeu na sequência para o ucraniano Yelyzar Dyrda, em um combate apertado, que terminou 15 a 14. Dessa forma, Mion terminou na 38ª colocação geral da competição. O segundo melhor brasileiro foi Murilo Machado, que terminou em 134º lugar. Ele chegou ao mata-mata com duas vitórias na poule e perdeu no quadro de 256 para o equatoriano Pedro José Aguinaga, por 15 a 8.
Entre as mulheres, Gabriella Vianna e Livia Burberry foram as duas únicas a avançarem ao mata-mata, após duas vitórias e quatro derrotas nas poules. As duas encararam adversárias moldávias na estreia do mata-mata e acabaram derrotadas. Livia perdeu para Maria Cojocari por 15 a 8, enquanto Gabriella caiu diante de Adeline Senic por 15 a 14. Gabriella acabou em 93º lugar geral e Livia foi a 105ª.
Outros brasileiros
Outros quatro brasileiros, sendo dois homens e duas mulheres, não passaram das poules. No feminino, Valentina Basso teve um triunfo, enquanto Julia Grahl perdeu os seis jogos que fez. Elas terminaram em 125º e em 138º, respectivamente. No masculino, André Mura teve uma vitória, enquanto Pedro Nogueira perdeu todos os duelos que fez, ficando em 150º e em 164º.
Ao todo, o Brasil conta com 32 atletas no Mundial Cadete e Júnior de esgrima. Seis deles entrarão em ação neste sábado (13), a partir das 02h30 (horário de Brasília), nas disputas cadete do florete: Lívia Burberry, Valentina Basso, Julia Grahl, Pedro Nogueira, Guilherme Lobo e Pedro Pascuotti. A competição seguirá até 20 de abril.