Monica Santos cai nas oitavas do florete na Tailândia

Monica Santos venceu quatro jogos e um na poule, caindo nas oitavas do florete B na Copa do Mundo de esgrima em CR

O Brasil encerrou as disputas individuais da etapa da Tailândia da Copa do Mundo de esgrima em cadeira de rodas sem medalhas. O país contou com sete representantes nesta quinta-feira (7) e teve como melhores resultados as oitavas de final de Monica Santos, no florete B, e Jovane Guissone, na espada B. Haverá a disputa por equipes nesta sexta-feira, fechando a competição.

Número 15 do mundo no florete B, Monica Santos teve quatro vitórias e duas derrotas na poule, a 16ª melhor campanha entre as participantes, e avançou para o mata-mata. Por lá, passou pela holandesa Iris Tenkink por 15 a 13 na primeira rodada. No entanto, caiu no quadro de 16 para a tailandesa Jana Sayusunee, cabeça de chave número um, por 15 a 9. Dessa forma, a brasileira terminou na 16ª colocação geral.

Quem também parou nas oitavas de final foi Jovane Guissone, principal nome da esgrima em cadeira de rodas brasileira. Competindo na espada, arma na qual ele é o atual vice-campeão paralímpico e terceiro colocado do ranking mundial, o gaúcho nem precisou disputar a poule e entrou de forma direta no mata-mata, já no quadro de 16. Ele enfrentou o chinês Hu Daoliang e perdeu por 15 a 12, terminando em décimo lugar.

Mais Brasil

Ainda na espada B, Vanderson Luis Chaves começou sua jornada nas poules, onde venceu dois jogos e perdeu três. No mata-mata, jogou o quadro de 32 contra o ucraniano Anton Datsko e perdeu por 15 a 9. Assim, se despediu do torneio em 20º lugar. Além dele, outros três brasileiros competiram neste terceiro e último dia de disputas individuais da Copa do Mundo.

Pela categoria A, Kevin Damasceno e Lenilson de Oliveira entraram em ação na espada. Kevin venceu dois jogos na poule e perdeu no quadro de 64 para o indiano Parveen Parveen, por 15 a 5. Já Lenilson ganhou somente um jogo na poule e não avançou. Pelo florete A, Carminha Oliveira perdeu para a espanhola Judith Menendez (15 a 7), enquanto Rayssa Veras caiu diante da húngara Eva Hajmasi (15 a 2), no quadro de 32.

Wesley Felix
Paulistano de 23 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri a Universíade de Chengdu, o Pan de Santiago-2023, a Olimpíada de Paris-2024 e a Paralimpíada de Paris-2024.

Mais em​ Paralimpíada Todo DiaEsgrima

Os primeiros títulos do Cadete ficaram com Marcus Pinto, Mariana Melo, Luiz Foschini e Ana Beatriz Fraga em Curitiba
ESCEMA e APACE duelarão pelo título do Regional Nordeste de Futebol de Cegos às 9h30; Mais cedo, às 8h, NEACEP e ACEP/ICCE disputam o bronze
Brasil começa bem na etapa de Maniago da Copa do Mundo de paraciclismo e conquista um ouro, uma prata e três bronzes
A derrota de Vinícius Costa para o indiano Sivarajan Solaimalai impediu o duelo dele com o compatriota Vitor Tavares na semifinal do Internacional do Bahrein de Parabadminton